Sintese final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PÓLO: ANTÔNIO PRADO
ORIENTADORA: FABIANA MICHELON GRAZZIOTIN
ACADÊMICAS: CARLA MARIA DALLA ZEN SCOPEL
ELENIR BATISTA MORAIS
ROSANGELA PALUDO FORLIN










Síntese Final










NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CORONEL WALDEMARALVES DE MIRANDA
CIDADE: NOVA ROMA DO SUL
ALUNOS ATENDIDOS: 2ª – 3ª E 4ª SÉRIES
TURNO: TARDE
PERÍODO DE ESTÁGIO: 20/08 A 31/08/2007






Antônio Prado, setembro de 2007.



Contribuições do estágio para o desenvolvimento pessoal e profissional


Todos nós estamos comprometidos com a vida no planeta. Todos, sem exceção, devemos trabalhar pela qualidade de vida.
A escola,enquanto agente de formação, não pode fugir a esse compromisso. Cabe-lhe, entre outras responsabilidades, ajudar os alunos a desenvolverem comportamentos e assumir posturas positivas relacionadas ao ambiente todo de que fazem parte.
Foi de grande relevância a análise da realidade para a construção do nosso projeto, porém após uma segunda visita podemos avaliar melhor que a escola possuiquatorze alunos, com idades entre seis e onze anos, alguns naturais do município, muitos vieram de outros municípios da região e outros estados, como Santa Catarina e Maranhão, sendo que os pais vieram se instalar no município para trabalhar na Usina Hidrelétrica Castro Alves. Percebe-se que são crianças maturas devido à realidade em que estão inseridas. A comunidade escolar está devidamenteenvolvida no processo de conservação e cuidados com o ambiente escolar. A partir disso nosso foco direcionou-se para os cuidados que devemos ter com o ambiente escolar, levando os alunos a refletirem sobre a importância de zelar pela limpeza e organização da escola, pois a mesma não possui funcionária para exercer funções específicas como: limpeza, merenda e conservação do ambiente, sendo que estasfunções são estendidas às mães dos alunos, após decisão em reunião com o C.P.M. e Conselho Escolar, ficou definido que uma vez por semana as mães compareçam à escola para ajudarem na realização das tarefas, em conjunto com professores e alunos.
“Propor ao aluno que, pense e reflita dando a ele oportunidade para construção da aprendizagem, vivenciando na prática essa situação”. Foi o que nós,acadêmicas em pedagogia tentamos passar durante a semana de estágio. Sabemos que a relação entre as ações do professor e ações dos alunos é o suporte para um bom desenvolvimento da turma.
O professor que cria um ambiente diversificado e interdisciplinar com uma boa proposta de ensino em sala de aula, fará com que o aluno reflita sobre seus erros e aprenda com isso.
A realização dosobjetivos foi tranqüila durante o estágio. Podemos perceber que houve interesse e responsabilidades no cuidar e zelar pela escola por parte dos alunos. Exemplo disso, foi o interesse e a participação de cada um no desenvolvimento das tarefas propostas. O trabalho realizado através da interdisciplinaridade, diálogos, desafios, e intencionalidades variadas, permitiu que os alunos fizessem suas colocações,trazendo sua realidade para a escola, contribuindo para que a aprendizagem acontecesse de maneira prazerosa.
A aprendizagem aconteceu de uma forma contínua, no ritmo individual de cada um, onde houve compreensão sobre o cuidar e organizar as salas de aula e escola em geral. As crianças demonstraram bastante interesse em relação à linguagem. São bastante expressivos, abertos ao novo, poisgostam de ler, desenhar, escrever, brincar e cantar. São unidos e é visível a amizade entre eles. São esforçados e têm boa vontade e respeito com toda a comunidade escolar.
Percebemos também a preocupação da escola que procura valorizar o aluno para o exercício da cidadania e levar o aluno a ser crítico, autônomo e a construir e refletir sobre seus atos, os professores e direção criam...
tracking img