Sintese - elementos de pedagogia da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALICE SANTOS MACHADO

5º PERIODO DE PEDAGOGIA


SINTESE DO LIVRO:
ELEMENTOS DE PEDAGOGIA DA LEITURA
CAPITULOS 3, 4, 5, 6 E 7.




Trabalho sobre a importância da leitura escolar, apresentado à disciplina de Alfabetização e Letramento, com finalidade de compreender as diferentes formas de censura, e como ela influencia na vida escola do aluno eprofessor. Orientado pela Profª..




VILA VELHA – ES
2012
FACUDADE NOVO MILENIO




SINTESE DO LIVRO:
ELEMENTOS DE PEDAGOGIA DA LEITURA
CAPITULOS 3, 4, 5, 6 E 7.






ALICE SANTOS MACHADO
5º PERIODO DE PEDAGOGIA


VILA VELHA - ES
2012

POR MAIS LEITURA:
O DESMANTELAMENTO DA CENSURA NAS ESCOLAS.




O que é censura?
Segundo o dicionário de línguaportuguesa censura é critica, repreensão e admoestação.
Existem diferentes formas de censura, algumas facilmente são identificadas, mas outras praticamente imperceptíveis, nessa forma que a censura atingi o seu objetivo, oprimir e reproduzir ideologias que privilegiem os interesses de x ou y pessoas e camadas sociais.


[...] Não podemos pensar que sobre nós agesomente a censura federal, mais explícita e pretensa da moral e dos bons costumes. Pelo contrario existem outros tipos de censura, que estão enraizados no nosso cotidiano de vida. (EZEQUEL T. da SILVA, 2002, p.30)


A ditadura durante anos lançou mão da censura para se manter no poder, os artifícios usados naquele período deixaram cicatrizes em todo o sistema brasileiro, seja através deproibições ou na divulgação de conteúdos alienadores e ideológicos. O sistema educacional sofreu e sofre até os dias atuais com os mandos e desmandos do Estado, que continua usando a censura como meio de força.
A leitura escola e a mais afetada nesse processo, os chamados matérias didáticos ‘corretos’, que são previamente escolhidos de acordo com o ano letivo e idade dos alunos, sem analise dareal necessidade do educador e educando.
A censura entre em um ciclo vicioso, o sistema censura o professor (cidadão), o professor censura os alunos. Em alguns momentos o professor nem percebe as atitudes errôneas que toma em sala de aula. É neste cenário, que “[...] a obediência cega das listas pré-determinadas, alem de não levar em conta as necessidades e os interesse dos alunos, já é,em si mesma, uma forma de censura, pois restringe a liberdade de escolha e não permite a livre incursão de cada criança no campo literário.

POR MELHOR LEITURA:
O COMBATE A REDUNDÂNCIA E A SUPERFICIALIDADE TEORICA.


No processo ensino-aprendizagem existem algumas afirmativas sobre como formar um sujeito leitor, afirmações essas que se levadas ao ”pé da letra” podem prejudicar odesenvolvimento do homem enquanto aluno e permeasse ao longo da vida. Desse modo o professor deve ter cuidado na generalização de como conduzir o processo, pois cada aluno tem sua individualidade, ou seja, o método que funcionou em Ana pode falhar com Antonio. Por isso é importante conhecer cada aluno – dentro das possibilidades – saber sobre a família, onde mora, e principalmente saber qual o meio emque o aluno vive e sempre levar em consideração suas potencialidades e limitações.
Em relação às potencialidades do aluno o professor deve buscar expor os conteúdos em um formato mais amplo, sem limita-se aos livros didáticos, estes devem ser usados como material de apoio e não como material único – o que acontece em muitos ambientes escolares – procurar abordar conteúdos que tenham sentidopara vida dos alunos levando sempre em conta o meio socioeconômico em que ele esta inserido, já em relação às limitações é respeitar o tempo da criança, não expor os educando a conteúdos que eles não dão ‘conta’, assim o professor deve buscar sempre analisar o desenvolvimento dos alunos e ir avançando nos conteúdos de acordo com os avanços individuais e em grupo de um determinado ano (série)....
tracking img