Sintese do sulfato de tetraminocobre (ii)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivo

O objectivo desta actividade é a obtenção de um Sal Complexo (síntese de sulfato de cobre (II) monohidratado) mediante o uso da amónia como matéria-prima, assim como o aperfeiçoamento de algumas técnicas já aprendidas anteriormente. A experiência teve ainda como objectivo o respectivo cálculo do rendimento da reacção de síntese.

Fundamento Teórico

Uma reacção de síntese é umareacção química em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto, contemplando a Lei de Conservação das Massas. Estas reacções são também conhecidas como reacções de composição. Neste tipo de reacção um único composto é obtido a partir de dois compostos, obedecendo a uma relação do tipo aA + bB → xX . Na presente actividade, ocorre uma reacção de síntese parcial, ou seja, os reagentes sãosubstâncias elementares e compostas, ou apenas substâncias compostas. Exemplo: a Síntese do Sulfato de Tetraminocobre (II) mono-hidratado.
Cu SO (aq) + 4 NH (aq) à [Cu(NH ] SO . H O (aq)
Com base nas reacções de síntese executam-se sínteses de compostos orgânicos, obtendo a formação de sais. Se estes ao longo da reacção se combinarem com moléculas de água designam-se “ hidratados” .Relativamente a um Sal complexo, cujo é abordado nesta actividade temos que um Ião complexo pode definir-se como sendo um ião que contem um catião metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou iões (ligandos). Os ligandos dispõem de pelo menos, um par de electrões de valência não partilhados. Os ligandos podem classificar-se em: Monodentados, Bidentados ou Polidentados, conforme o número deátomos dadores presentes na ligação. Associado aos ligandos, está o número de coordenação, isto é, o número de pares electrónicos aceites pelo átomo central. A ligação coordenada envolve pares de electrões não ligantes dos ligados. Um Sal Complexo é um composto constituído por um mais iões complexos e outros iões de carga eléctrica oposta. A um composto deste género atribui-se também o nome decomposto de coordenação, estes compostos são electricamente neutros. Relativamente às propriedades dos sais destacam-se algumas propriedades como a eflorescência de sais hidratados que consiste na libertação de moléculas de água por exposição ao ar e a deliquescência que se verifica quando os sais absorvem a humidade do ar dissolvendo-se nela, ou seja, estes absorvem tanta humidade que ficam “molhados”.Os sais complexos são caracterizados pelas suas cores vivas, essas mesmas cores, dependem de alguns factores, tais como: Do número de electrões presentes nas orbitais d do ião metálico central, do arranjo dos ligandos à volta do ião central ( geometria do complexo ), pois isso afecta a separação das orbitais, da natureza do ligando , já que diferentes ligados têm diferentes efeitos nas energiasrelativas das orbitais e das transições entre orbitais.
Para realizar a síntese de um sal, é necessário ter em conta as condições em que tal é feito, pois estas afectam significativamente o rendimento final. Rendimento é uma espécie de comparação entre a quantidade de produto obtida experimentalmente e a quantidade obtida teoricamente. Porém, o valor de rendimento não pode nunca exceder os 100%,pois a quantidade de produto obtida nunca é inferior à que deveríamos obter. Este facto deve-se principalmente à possível ocorrência de reacções paralelas, má atmosfera de trabalho e até mesmo a má condição do material. O valor de rendimento é calculado de acordo com a seguinte expressão:
n (%) =

valor real
x 100

valor teórico

Material

- Almofariz com pilão (1)
- BalançaSemianalítica (1)
- Gobelé (1)
- Vareta (1)
- Espátula (1)
- Filtro Liso (1)
- Proveta de 10ml (2)
- Pipeta de 10ml (1)
- Vidro de Relógio (1)
- Caixa de Petri (1)
- Funil de Buchner (1)
- Gukos de Buchner (1)
- Erlennmeyer (1)
- Esguicho (1)
- Luvas (1)
- Macrocontrolado (1)

Reagentes

- Solução de Amoníaco
- Sulfato de Cobre (II)
- Álcool Etílico (Etanol)
Nota: é de referir uns...
tracking img