Sintese aos treze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdadade de pato branco – fadep
Acadêmica Lurdes
Curso : pedagodia
Diciplina : psicologia do apredizagem
Professora: Bruna
Sintese do filme Aos Treze
O filme norte-americano Aos Treze mostra uma realidade chocante da juventude atual. Seus medos, inseguranças, alegrias, sonhos e frustrações são considerados de maneira extrema. A jovem Tracy é uma garota “normal” de treze anos, uma boa alunae boa filha. Ao entrar no colegial ela se depara com a jovem Evie, a garota mais popular da escola, que todos invejavam por ela ser desejada pelos garotos, ter amigas populares também, andar bem arrumada, etc. A mãe de Tracy era cabeleireira e tinha um salão em casa, levavam uma vida de classe média, sem luxo, pois tinha que sustentar sozinha Tracy e seu irmão, Maison.
A garota passa a ver que éa vida de Evie que ela quer, deseja fazer parte de um grupo legal, fazer compras, sair com garotos, enfim, Tracy busca sua identidade, o que é normal nesta fase,
Na busca da própria identidade, pode ocorrer a identificação com figuras que chamamos de“identidade negativa”, em que é preferível ser alguém ruim do que não ser ninguém. É melhor fazer coisas erradas e ser lembrado por isso do que fazero certo e ninguém levar em consideração. Foi o que ocorreu com Tracy. No início do filme mostra ela recitando um poema de sua autoria para sua mãe, mas Mel ouve e não se importa muito, desapontando a menina. Tracy começa a usar maquiagem, compra roupas novas e se aproxima de Evie. Numa tarde Tracy vai à uma loja e encontra Evie com uma amiga lá e vê as duas roubando alguns objetos. No início elaacha errado e sai de lá, senta-se no banco da calçada e enquanto uma mulher ao seu lado fala no celular, ela aproveita e rouba sua carteira cheia de dinheiro e exibe para Evie e sua amiga. Elas gastam todo o dinheiro com sapatos, e então Tracy passa a fazer parte do grupo.
Tracy depois disso muda radicalmente. Abandona suas antigas amigas da escola, fuma, bebe, coloca piercing na língua. No meiodisso, surge o namorado de sua mãe, um ex-dependente químico que acaba de sair da recuperação pela segunda vez, e ela não gosta nada disso. Evie não tem seus pais e mora com sua tia que não dá a mínima pra ela, então ela passa a morar na casa de Tracy, até porque Mel era muito liberal.
Nesse momento se estabelece a forte tendência grupal de Tracy, como explica Aberastury e Knobel:
Evie e Tracycomeçam a usar drogas e álcool. Saem com garotos e Tracy transa pela primeira vez, não porque realmente quisesse fazer aquilo, mas por imitação da amiga. Começa a descobrir sua sexualidade e oscila para a bissexualidade, numa cena em que beija Evie na boca. Essa oscilação é normal na adolescência, porque é nesta fase que o jovem vai decidir o que vai ser para o resto da vida, e para saber o que émelhor é necessário entrar em contato. Aberastury e Knobel (1981) afirmam que a homossexualidade, tão comum nesta fase, está associada ao papel ausente ou inexistente da figura paterna:
A deslocalização temporal na adolescência é algo muito comum. É a tentativa de manejar o tempo que o jovem tem, geralmente de forma inadequada. Há dificuldade em diferenciar passado, presente e futuro. Isso ocorria comTracy, pois ela não estudava direito como antes e não apresentou um trabalho porque não sabia a data. Essa deslocalização pode ser exemplificada tanto como um jovem que fica adiando um trabalho e começa na véspera, quanto uma jovem que começa os preparativos para ir à uma festa daqui 3 meses.
Para Aberastury e Knobel:
De uma forma mais ampla, a deslocalização temporal pode ser entendida como umaelaboração de luto do adolescente por estar perdendo seu status de criança, justamente por estar prestes a entrar na fase adulta, e como forma de defesa espacializa o tempo.
Uma característica marcante da adolescência e do filme também, é a contradição nas manifestações de conduta. Tracy queria ser livre e fazer o que quisesse, mas no seu íntimo ela queria limites, o que Mel não oferecia.
Essa é...
tracking img