Sindrome do impacto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. SÍNDROME DO IMPACTO DOLOROSO
A síndrome do impacto é geralmente a condição dolorosa em que os tecidos moles do espaço subacromial (bursa, tendões da bainha rotatória, tendão do bíceps) são cronicamente induzidos entre a cabeça do úmero e o arco coracoacromial (acrômio anterior, ligamento coracoacromial, articulação acromioclavicular).
A síndrome do impacto é uma das maiorescausas de dor e disfunção. Caracteriza-se por dor à elevação do membro superior em rotação interna entre 70 e 120 graus, devido ao impacto da inserção umeral do manguito rotador contra a borda ântero-inferior do terço anterior do acrômio (Valenzuela, 2000).

|2.1 Espaço Subacromial (circulado) |


 Este impacto geralmente ocorre em casos que o indivíduo realiza movimentosacima de 90 graus de forma repetitiva, como por exemplo, atletas de tênis, natação, ou em esportes que exigem arremesso.  As causas podem ser divididas por fatores intrínsecos e extrínsecos:
-Fatores Intrínsecos: São aqueles relacionados com as alterações fisiológicas da estruturas do espaço subacromial como fraqueza muscular, redução da vascularização local, excesso de treinamento (overuse),entre outros.
-Fatores Extrínsecos: São aqueles relacionados com o impacto mecânico nas estruturas do arco coracoacromial como as alterações da conformidade óssea do indivíduo.
| |
| |

| |


2.2 Etiologia
 A síndrome do impacto resulta de microtraumas de repetições aos tecidos que estão no espaço umerocoracoacromial. E qualquer estrutura ali presente pode ser acometida, desde otendão do supraespinhoso, a cabeça longa do bíceps, a bursa subacromial até a articulação acromiocalvicular. Todos podem estar sujeitos a impactos de repetição entre a tuberosidade maior e o acromio, se o úmero estiver em rotação externa ou neutra; ou o ligamento coracoclavicular se o úmero estiver em rotação interna e abduzido acima dos 80 graus.
O espaço entre a parte inferior do acrômio e aparte superior da cabeça umeral, é chamado de intervalo do impacto. Este espaço é muito estreito e o fica mais estreito ainda quando o braço é abduzido, logo, qualquer condição que induza à uma diminuição deste espaço pode causar lesão. A síndrome do impacto pode resultar de compressões extrínsecas ou de perda de competência da bainha rotatória. (Fongemie et al, 1998).
Outro agravante desta área éem relação ao arco de elevação do ombro que segundo Brotzman (1996), é anterior e não lateral, resultando assim, impacto das estruturas supra-umerais contra a superfície anterior do acrômio, e se o úmero estiver rotado internamente, o impacto será contra o ligamento coracoacromial, isso na abdução. Se através de microtraumas de repetição o tendão do supraespinhoso, a bursa subacromial, o tendãobicipital ou qualquer estrutura ali presente, se tornarem inflamados e edemasiados, consequentemente o espaço subacromial se tornará mais restrito, e sabendo que entre 70 e 120 graus de elevação glenoumeral a tuberosidade maior do úmero avança sobre o teto formado pelo acrômio e ligamento coracoacromial, fica evidente a fragilidade e a grande probabilidade de ocorrer uma inflamação neste local,aumentando assim, os cuidados com esta importante área.
A causa do impacto pode ser devido a diversos fatores, tais como variantes anatômicas, traumas, instabilidade articular do ombro, fraqueza da musculatura da bainha rotatória (por isso tamanha importância a esses músculos). Atividades ocupacionais e esportivas que requeiram o uso repetitivo do braço acima da cabeça (carpinteiros, nadadores,arremessadores, pintores,escaladores,etc...) também estão sujeitos à síndrome do impacto, isto porque seus movimentos induzem ao impacto, uma vez que estão todos esforçando o ombro em graus de maior tensão muscular do grupo do manguito rotador (importante estabilizador) e de menor espaço subacromial (90 a 120°). Neste caso o manguito é em suma muito exigido, porém este grupo de músculo,...
tracking img