Filippo brunelleschi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SOBRE BRUNELLESCHI


CAPÍTULO 1
Filippo Brunelleschi era admirado por suas realizações como arquiteto tanto quanto como engenheiro. Alberti considerou o domo da catedral de Florença, projeto de Brunelleschi pronto em 1436, o primeiro feito da arte moderna que se igualava ou ate sobrepunha às realizações da antiguidade.
Em 1367, cada mestre de obra do Duomo juroufidelidade na execução do projeto original feito por Arnolfo di Cambio, que foi concebido no espírito do gótico clássico. Mais tarde percebeu-se que seria tecnicamente impossível a construção de um Domo seguindo o do projeto inicial devido as dimensões da Catedral. Por volta de o coro já se erguera a tal ponto que as grandes absides estavam cobertas pelo telhado e o tambor levantado até os pontos denascença, então anunciou-se um concurso, em 1418, que visava resolver a técnica de construção para construção do domo. O concurso durou dois anos e os vencedores foram Filippo Brunelleschi e Lorenzo Ghiberti com um projeto elaborado em conjunto. Depois de dezesseis anos o domo ficou pronto sobre a superintendência de Brunelleschi (arquiteto mais experiente e dotado, merecedor dos méritos de levaravante a gigantesca obra). A lanterna veio depois construída segundo desenho de Brunelleschi.
Brunelleschi resolveu o domo da catedral quando aplicou um sistema de dupla armação, que resolveu problemas de suma importância (a simplificação de meios excessivos de suportes de modo a reduzir o peso das pedras; uma engenhosa alvenaria em técnica de espinha de peixe tomada das construções antigas;a substituição dos inadequados cabos de corrente horizontais por nervuras de pedra cuidadosamente calculadas que ligavam e reforçavam as partes da armação).
Brunelleschi desenhou todos os andaimes, inventou aparelhagem especial com alçadeiras para transportar materiais ate a área do domo e obteve licença especial para isso.
A maneira com que seguiu a construção prova que oconhecimento tradicional da corporação de pedreiros medieval foi enriquecido com as intuições de um individuo apenas por seus estudos teóricos e práticos.
Brunelleschi nasceu em Florença, em 1377, e era filho de um homem rico. Recebeu a mais elevada educação que um jovem de sua classe costumava ter. Com dezesseis anos começou a estudar artes e, aos vinte e um anos, já estava ligado à guilda dosartesãos. Mais tarde ainda estudou matemática e mecânica.
Uma conseqüência deste autodidatismo de Brunelleschi foi a descoberta da construção em perspectiva. Alberti mais tarde a reduziu a uma teoria bem simples que vem formulada em seu tratado sobre pintura, mas o impulso inicial foi dado por Pipo. Foi ele quem inventou o método de construção geométrica pelo qual é possível produzir umaminunciosa representação de um sistema de objetos tal como olho o percebe; determinar as relações proporcionais dos objetos e sobretudo aplicar estas regras na arquitetura.
O hospital dos Expostos, em Florença, foi a primeira obra pública de Brunelleschi, e já é perfeitamente representativo de seu estilo pessoal. Os elementos da forma aos que ele se manteve fiel por toda a vida são: fustessem caneluras das colunas; capitéis assemelhados aos coríntios de oito volutas, discretos mas com perfis de arquitraves; frisos e molduras de janela e porta claramente modelados; pilastras com caneluras emoldurando os cantos; medalhões nos rins dos arcos. Cúpulas baixas nos vãos das logge; abóbadas de arestas nos corredores de claustros; e tetos lisos ou abobadados nos interiores.
Todosestes elementos revelam uma vontade de realizar uma ordem clássica que oferece um vivo contraste com a linguagem corrente do gótico tardio.
A aparência esparramada da edificação, no Hospital dos Expostos, continua no interior, e é possível senti-la entrar no pátio ou em qualquer de seus aposentos.
A encomenda para a edificação de San Lorenzo chegou a Brunelleschi quase ao mesmo...
tracking img