Sindrome, direitos e avessos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINDROME, SEUS DIREITOS E AVESSOS


• Síndrome de Down
A síndrome de Down é decorrente de uma alteração genética, que atrapalha o desenvolvimento intelectual e físico se caracteriza pela presença de uma cópia extra de material genético no cromossomo 21 da pessoa afetada.




• Características da Síndrome de Down
Sendo a aparência física – flacidez muscular (hipotonia) sendo algunsolhos amendoados, dedos e pescoços curtos, língua protusa, palma da mão transversal, ouvido simplificado entre outras e o atraso das aquisições motoras. De forma geral algumas características do Down são: calmo, afetivo, bem humorado e com prejuízos intelectuais.
A personalidade varia de indivíduo para indivíduo e estes podem apresentar distúrbios de comportamento. O cérebro da criança Down nãoatinge seu pleno desenvolvimento e assim todas suas funções estão alteradas.

• As dificuldades de aprendizagem

Essa criança dentro de suas limitações podem ter uma vida normal e realizar atividades como qualquer outra pessoa, tendo estimulações adequadas, sendo que sua idade cronológica é diferente da idade funcional, diferenciando-se das crianças “normais”. Não tem noção de tempo e espaço,refletindo assim em sua memória, além de dificultar sua linguagem. Não desenvolvem estratégias espontâneas, tendo dificuldade em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas. Outras deficiências que comprometem o aprendizado da criança são alterações auditivas e visuais; incapacidade de organizar atos de conhecimento e programar sequências.
• Educação especial

A educação especial é umamodalidade de ensino, que visa promover o desenvolvimento global a alunos portadores de deficiências, que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a lhes assegurar o pleno exercício dos direitos básicos de cidadão e efetiva integração social.
Proporcionar ao portador de deficiência a promoção de suas capacidades, envolve o desenvolvimento pleno de suapersonalidade, a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho, são objetivos principais da educação especial e assim como o desenvolvimento bio-psíquico-social, proporcionando aprendizagem que conduzam a criança portadora de necessidades especiais maior autonomia.
A prática pedagógica adaptada as diferenças individuais veem sendo promovidas dentro das escolas do ensino regular. Noentanto, requerem metodologias, procedimentos pedagógicos, materiais e equipamentos adaptados.
O professor especializado deve valorizar as reações afetivas de seus alunos e estar atento a seu comportamento global, para solicitar recursos mais sofisticados como a revisão medica ou psicológica. E outro fato de estrema importância na educação especial é o fato de que o professor deve considerar oaluno como uma pessoa inteligente, que têm vontades e afetividades e estas devem ser respeitadas, pois o aluno não é apenas um ser que aprende.
A educação especial atualmente é prevista por lei e foi um direito adquirido ao longo da conquista dos direitos humanos. A garantia de acesso à educação e permanência da escola requer a pratica de uma política de respeito às diferenças individuais.
•Trabalho Pedagógico
O trabalho pedagógico deve respeitar o ritmo da criança e proporcionar estimulação para o desenvolvimento de suas habilidades, de acordo com as necessidades especificas de cada uma. E requer cuidadoso acompanhamento dos educadores, pais e muitas vezes de terapeutas.
Desta forma consideramos, que a escola deve adotar uma proposta curricular, que se baseie na interação da criança,envolvendo o desenvolvimento desde o começo.
E o ensino das crianças especiais deve ocorrer de forma sistemática e organizada, seguindo passos previamente estabelecidos, o ensino não deve ser teórico e metódico e sim deve ocorrer de forma agradável e que desperte interesse na criança. Normalmente o lúdico (jogos e brinquedos), atrai muito a criança, na primeira infância, e é um recurso muito...
tracking img