Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOGOS E BRINCADEIRAS:
A IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


BENEDITO, Aparecida de Fátima[1]
AYRES DA SILVA, Jayme[2]

RESUMO
Este artigo tem o objetivo de auxiliar aos profissionais da educação, quanto à importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil e no processo de ensino eaprendizagem. No primeiro momento, serão dados alguns conceitos de jogos e brincadeiras, o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil e a sua relação no processo de ensino e aprendizagem e finaliza com a postura do professor nos jogos e brincadeiras.

Palavras Chave: brincadeiras, jogos, desenvolvimento, aprendizagem, professor

ABSTRACT:

Article has the objective of aiding theprofessionals of the education, with relationship to the importance of the games and of the games in the infantile development and in the teaching process and learning. In the first moment, some concepts of games and games will be given, the paper of the toy in the infantile development and its relationship in the teaching process and learning and it concludes with the teacher's posture in the games andgames.

Key Words: play, games, development, learning, teacher

1. INTRODUÇÃO
A princípio, sabe-se que o jogo ajuda no desenvolvimento infantil e é um fator decisivo na aprendizagem de forma geral. Assim sendo, para uma maior interação entre professor e aluno e alunos entre si, é essencial a trabalho com atividades lúdicas e envolvendo jogos e brincadeiras, como objetivo paraalcançarmos a aprendizagem dos mesmos.
Neste sentido, o presente artigo pautou-se nas referências de Vygotsky e apresenta alguns conceitos de jogos e brincadeiras, o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil e a sua relação no processo de ensino e aprendizagem, bem como a postura do professor nos jogos e brincadeiras em sala de aula.
É bem verdade que, mesmo sabendo que atualmenteapesar de grande parte dos educadores entenderem sobre a importância e o significado das brincadeiras e dos jogos na rotina da criança, encontram-se também aqueles que demonstram grandes dúvidas quanto a sua utilização como facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Isto se deve ao fato de que ao criar um jogo, o educador deve ter em mente os objetivos que pretende atingir, reconhecer osestágios de desenvolvimento da criança, a duração e o cuidado para que possa proporcionar o maior número possível de oportunidades de ação e exploração para a criança.
Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo esclarecer a importância dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança e no processo de ensino aprendizagem.


2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.1Métodos
Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma busca bibliográfica.
De acordo com Marconi & Lakatos (2002), a pesquisa bibliográfica abrange toda e qualquer bibliografia publicada.


A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisardiretamente. Essa vantagem torna-se particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço. (GIL, 2008, p. 44).

Neste sentido, cabe ao pesquisador ter segurança dos dados obtidos, no sentido de que os mesmos sejam reais e comprovados.


3.0 JOGOS E BRINCADEIRAS
3.1 O Papel do Brinquedo no Desenvolvimento Infantil
A brincadeiraé uma forma de expressão e valorização cultural e os jogos infantis são como transmissores de hábitos e atitudes culturais.
Para facilitar o processo de aprendizagem escolar, um ponto essencial é a interação e o vínculo criado entre os envolvidos.
Sabe-se que os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes em nossas vidas. Quando crianças, tudo é motivo e vira uma...
tracking img