Sindrome de dowm: sexualidade sem preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINDROME DE DOWM: SEXUALIDADE SEM PRECONCEITO

Sirlei Pereira (PG – FAG)
Professor Mestre Paulo Cesar FACHIN (orientador PG – FAG)

RESUMO: O trabalho a seguir não quer de forma alguma dar uma aula explicativa sobre o que é a Síndrome de Down. Seu objetivo deve cumprir a tarefa de desmistificar a ideia equivocada sobre os aspectos norteadores da sexualidade atrelada ao down. Contudo, seriapernicioso omitir dados que nos leve a compreender até que ponto a sexualidade interfere e se interfere na vida do ser humano, seja ele com carga genética perfeita ou com alterações cromossômicas, como é o caso da pessoa com Síndrome de Down. Também se faz extremamente importante compreender como e porque há a ocorrência dessa síndrome, suas características, seus fatores preponderantes, suasimplicações culturais, biológicas, sociais e psicológicas. Então, julgo pertinente agregar a este trabalho um histórico sobre a sexualidade do homem na história da humanidade, pois estas fontes nos serão de suma importância para compreender o comportamento sexual do down em todos os âmbitos de sua vida: social, familiar, educacional ou íntimo. Sendo assim, a fundamentação básica desse trabalho estácentrada em na ampla pesquisa que fora feita sobre o assunto aqui discutido.


PALAVRAS-CHAVE: Sindrome de Down. Sexualidade. Preconceito.



INTRODUÇÃO

O homem é munido da razão atrelado a emoção e consegue discernir entre o que é certo e o que é errado, contudo algumas condições genéticas alteram sobremaneira essa capacidade necessitando assim de uma intervenção mais enfática sobreas decisões que toma, dentro do seu cabedal de conhecimento, isso não quer dizer que não consiga fazê-lo, só necessita de alguns estímulos mais delineados, este é o caso da pessoas com síndrome de down que, por ter uma genética modificada, precisa de um respaldo familiar e social que garantam esse discernimento.
E, para compreender melhor essas colocações, e as implicações dessa síndrome éde fundamental importância uma visitação histórica pelo contexto histórico da formação de conceitos e compreensão de o que seja a Síndrome de Down e da Sexualidade humana, pois neste trabalho ambos os assuntos estão interligados.
Em 1866, John Langdon Down notou que havia nítidas semelhanças fisionômicas entre certas crianças com atraso mental. Utilizou-se o termo “mongolismo” paradescrever a sua aparência. Segundo o Dr. John, os mongóis eram considerados seres inferiores.
O número de cromossomos presente nas células de uma pessoa é 46 (23 do pai e 23 da mãe), dispondo em pares, somando 23 pares. Em 1958, o geneticista Jérôme Lejeune verificou que no caso da Síndrome de Down há um erro na distribuição e, ao invés de 46, as células recebem 47 cromossomos e este cromossomo amais se ligava ao par 21. Então surgiu o termo Tríssomia do 21 que é o resultado da não disjunção primária, que pode ocorrer em ambas as divisões meióticas e em ambos os pais. O processo que ocorre na célula é identificado por um não pareamento dos cromossomos de forma apropriada para os pólos na fase denominada anáfase, por isso um dos gametas receberá dois cromossomos 21 e o outro nenhum.TRISSOMIA DO 21 OU SÍNDROME DE DOWN

A (WIKIPEDIA. A enciclopédia livre) nos trás informação de que há 3 tipos principais de anomalias cromossômicas ou variantes, na Síndrome de Down:
Trissomia Simples (padrão): a pessoa possui 47 cromossomos em todas as células (ocorre em cerca de 95% dos casos de Síndrome de Down). A causa da trissomia simples do cromossomo 21 é a não disjunçãocromossômica.
Translocação: o cromossomo extra do par 21 fica "grudado" em outro cromossomo. Nese caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down). Os casos de mosaicismo podem originar-se da não disjunção mitótica nas primeiras divisões de um zigoto normal.
Mosáico: a alteração genética compromete apenas parte...
tracking img