Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

      Os estudos sobre síndrome de Down surgiram há muitos anos, por volta do século XIX, e a cada dia novos estudos surgem com propostas inovadores sobre o assunto. No entanto, através de pesquisas realizadas sobre a evolução dos estudos sobre a síndrome, encontramos um fato muito interessante que é a imagem que a sociedade por muitos anos postulou aos sindrómicos:Na cultura grega, especialmente na espartana, os indivíduos com deficiências não eram tolerados. A filosofia grega justificava tais atos cometidos contra os deficientes postulando que estas criaturas não eram humanas, mas um tipo de monstro pertencente a outras espécies. (...) Na Idade Média, os portadores de deficiências foram considerados como produto da união entre uma mulher e o Demônio.(SCHWARTZMAN, 1999, p. 3-4).
Por muitos anos a criança Dowm foi considerada como retardada, incapaz e em algumas sociedades era até mesmo considerado como monstro ou filho do demônio. Atualmente, ainda, existem algumas distorções sobre o conceito de Down, considerado deficiente mental.
A síndrome de down se trata de uma alteração genética e que os portadores da síndrome, emboraapresentem algumas dificuldades podem ter uma vida normal e realizar atividades diárias da mesma forma que qualquer outra pessoa. É lógico que o Down apresenta algumas limitações e até mesmo precise de condições especiais para aprendizagem, porém, através de estimulações adequadas podem se desenvolver.
     
2. A SÍNDROME DE DOWN


A síndrome de Down ou Trissomia 21 resulta de umdistúrbio da divisão dos cromossomos que influencia regularmente a formação do corpo das crianças afetadas. Explica-se, assim, por que as crianças Down possuem tantas características em comum e até são um pouco parecidas entre si. Estas características são geralmente típicas e, por isto, desde o nascimento, as dúvidas quanto ao diagnóstico das crianças com síndrome de Down são mínimas. Algumas delasapresentam outras características, porém possuem muitas ou todas as típicas.
As características mais marcantes são: na boca, dentes pequenos, língua sulcada e protusa (para fora da boca); abertura das pálpebras inclinada, com a parte externa mais elevada, e uma prega no canto interno dos olhos; mãos grossas e curtas, com dedo mínimo arqueado e prega palmar única, incluindo os quatro dedosmaiores; dedos dos pés com disposição semelhante à do polegar e do indicador da mão normal; rebaixamento intelectual e estatura baixa; cardiopatias em quarenta por cento dos portadores; hipotonia (moleza e flexibilidade exageradas) nos músculos e articulações; retardo variável no desenvolvimento psicomotor.
Ao nascer, o bebê Down, desde os primeiros instantes de vida, coloca seus pais diantede um problema que não pode ser resolvido e que precisará ser aceito, o que provoca diferentes reações, como estado de ansiedade aguda, profunda tristeza, confusão mental ou enorme revolta contra o mundo. Estes sentimentos quase sempre vêm acompanhados de uma certa rejeição, o que completa a descrição de um quadro de muito sofrimento e insegurança. É um momento muito delicado o de transmitir aospais a notícia de que tiveram um bebê portador da síndrome de Down. Muitas queixas são feitas pelos pais destes bebês e, freqüentemente, nessa ocasião, voltam-se agressivamente contra os portadores da notícia.
O desenvoçlvimento da criança com síndrome de down é bem mais lento que o do bebê normal; porém, apesar de mais dependente, este bebê estará trilhando no seu dia-a-dia as diversasfases e etapas do seu desenvolvimento, embora de forma mais lenta que uma criança com desenvolvimento normal.
Apesar de o desenvolvimento lento ser comum em todas as crianças Down, existem diferenças marcantes entre elas: cada uma terá suas graças, seu jeito de ser, de brincar, de se comunicar e também o seu tempo de aprendizado, ficando a nosso encargo perceber a hora e a forma mais...
tracking img