Sindrome de burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como:
"(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foiassim denominada pelo psicanalista nova-iorquino, Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
A partir do seu artigo em 1974, denominado Staff burnout, a Síndrome de Burnout começou a ser pesquisada, inicialmente nos Estados Unidos, passando a disseminar-se por todo o mundo. Na verdade, os trabalhadores já estavam sofrendo seus efeitos há muitos anos, faltava apenasidentificá-la e investigá-la adequadamente.
Num mundo de trabalho cada vez mais competitivo, não é raro ouvirmos entre o nosso circulo familiar, de amigos, colegas ou mesmo numa conversa de café, as expressões:
"Estou a dar as últimas lá no emprego" ou "Sinto-me como uma bateria a descarregar" ou "Estou esgotado".
A Síndrome de Burnout ou de esgotamento surge, nos dias de hoje, como um quadropsicológico cada vez mais frequente nos pedidos de ajuda terapêutica. Corresponde a uma exaustão física e psíquica, acompanhada de falta de realização profissional e da sensação de que todos os objetivos profissionais, a que o indivíduo se propôs, falharam. O burnout conduz também a uma indiferença e frieza generalizadas, na realização das tarefas profissionais diárias e a níveis de absenteísmoelevados. Resulta de uma exposição prolongada a níveis de stress elevados, para os quais o indivíduo não tem estratégias de confronto adequadas. Porque é muitas vezes confundido com a depressão, convém esclarecer as diferenças entre estes dois quadros clínicos.
No burnout
Existe um cansaço físico e psíquico associado a atividade profissional, sabendo o indivíduo quais são as razões exatas para essecansaço. Contudo, o indivíduo continua a retirar prazer na realização de outras atividades, fora do contexto laboral, como por exemplo, as atividades de lazer.
A depressão
Corresponde a uma tristeza, apatia e desmotivação, que o indivíduo sente em todas as áreas de vida e em todas as atividades que realiza, não sabendo apontar as razões para esse desânimo generalizado.
De entre as profissões em queo burnout é mais incidente, encontram-se aquelas que pressupõem uma relação de ajuda aos outros, como é o caso dos médicos, enfermeiros, professores e psicólogos. Contudo, estudos recentes concluem que este fenômeno se verifica em diferentes áreas profissionais, como, por exemplo, nos tecidos empresariais muito competitivos e com objetivos de produtividade muito elevados, em períodos de tempomuito curtos.
No contexto da psicologia, a definição mais utilizada tem sido a de Maslach & Jackson (1986) em que o burnout é referido como uma síndrome multidimensional constituída por:
* Exaustão emocional, caracteriza-se pela sensação de esgotamento emocional e físico. Trata-se da constatação de que não se dispõe mais de nenhum resquício de energia para levar adiante as atividadeslaborais. O cotidiano no trabalho passa a ser penoso, doloroso.
* Desumanização, revela-se através de atitudes de distanciamento emocional, em relação as pessoas às quais deve prestar serviços e os colegas de trabalho. Os contatos tornam-se impessoais, desprovidos de afetividade, desumanos. Por vezes, estes profissionais passam a apresentar comportamentos ríspidos, cínicos, irônicos.
* E reduzidarealização pessoal no trabalho, os afazeres ocupacionais decresce, perdendo a satisfação e a eficiência no trabalho. Há um sentimento de descontentamento pessoal, o labor perde o sentido e passa a ser um fardo.
* A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é...
tracking img