Sindrome de burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DE BURNOUT: UMA CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE

Jéssica Xavier de Campos
Franciéli Rodrigues da Silva

CAMPOS, J.X; SILVA, F.R; SÍNDROME DE BURNOUT: UMA CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE; CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS; PONTA GROSSA-PR; 2012.


RESUMO: Este trabalho terá como objetivo a apresentação da Síndrome de Burnout relacionado ao estresse, suas características,consequências, estratégias de prevenção e estabelecer a sua relação com o trabalho dos enfermeiros. Os métodos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foi uma revisão bibliográficas de acesso livre a internet, e artigos científicos sobre a Síndrome de Burnout e o Estresse em profissionais de enfermagem.



INTRODUÇÃO

O stress é uma forma defensiva do nosso organismo, onde em situações de“perigo” o cérebro libera hormônios que agem em defesa a tal situação. Então quando essa sensação passa, a produção desses hormônios sessa e o organismo volta ao normal. Esse perigo esta relacionado a discussões, carga horaria excessiva, período de intervalo curto, desentendimento no trabalho, intercorrências do nosso dia-a-dia. Esses fatores externos desfavoráveis prejudicam o nosso organismo, peladescarga de adrenalina liberada que comprometem o mesmo. Nos dias de hoje não podemos levar em consideração uma situação normal, pois a agressão e o perigo esta a nossa volta. Prejudicando a nossa saúde de forma gradual, em que muitas vezes passa despercebida por muitas pessoas, um fator que acomete é a elevação da pressão arterial sistêmica que esta relacionada ao sistema cardiovascular, nãosignificando há hipertensão, mas sendo um fator predisposto. O stress nem sempre é um fator de desgaste emocional e físico, e sim, é um mecanismo natural de defesa do organismo.
Profissionais que atuam na área da Enfermagem que estão diretamente em contato com pessoas, comunicando-se e prestando-lhes atendimento diário estão predispostos a uma síndrome que esta inteiramente ligada ao stress. A síndromede Burnout a partir do artigo de Freudenberger em 1974, denominado Staff burnout, a Síndrome começou a ser pesquisada, inicialmente nos Estados Unidos, passando a disseminar-se por todo o mundo. Na verdade, os trabalhadores já estavam sofrendo seus efeitos há muitos anos, faltava apenas identificá-la e investigá-la adequadamente. O termo burn out ou burnout , “queimar até a exaustão”, vem doinglês e indica o colapso que sobrevêm após a utilização de toda a energia disponível.( Ana Maria T. Benevides-Pereira¹). A relação entre a Síndrome e o stress é os prolongados níveis de exaustão emocional, e a rotina que esta presente os profissionais de Enfermagem. O desgaste físico e psicológico aos profissionais acarreta um esgotamento levando a baixo estima, fadiga excessiva, despersonalização ematitudes negativas, irritabilidade, inquietude, frustação e dificuldade para concentração. Devido a esses sintomas a Síndrome de Burnout é confundida com a depressão, onde se difere em que o estado físico e emocional de Burnout é atingido somente na área de trabalho, pelo fato do esforço excessivo com pouco tempo de intervalo, porém fora do contexto laboral a síndrome não atinge outras áreas delazer. Já a depressão acorresponde a desmotivação em qualquer atividade a ser realizada, por isso convêm esclarecer as diferenças entre esses dois quadros clínicos.
Os estudos demonstram que o burnout afeta os enfermeiros, em diferentes partes do mundo e em diversos contextos de trabalho, levando-os a desenvolver sentimentos de frustração, frieza e indiferença em relação às necessidades e aosofrimento (SPOONER-LANE, 2004; DÍAZ-MUÑOZ, 2005).
Essa síndrome é um grande problema para o profissional de Enfermagem, além de causar danos ao psicológico e emocional, pode levar ao afastamento do trabalho por stress excessivo, sendo assim caindo à qualidade dos serviços prestados causando também danos à saúde.
Cabe aos profissionais comprometidos irem a busca da prevenção/tratamento...
tracking img