A geografia dos recursos naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A geografia dos recursos naturais .............................................................................. 02
Impactos ambientais urbanos .................................................................................... 03
Rio+20 .................................................................................................................... 04
Bibliografia.............................................................................................................. 06

Recursos Naturais
O nosso planeta Terra é constituído por diversos recursos naturais que são insubstituíveis para a manutenção da vida e também o bem estar de nós seres humanos. Nos últimos tempos, o meio ambiente tem sido tema de diversos debates relacionados a questão ambiental, pois a natureza não temsido preservada e conservada como se deve.
Com o crescente índice de desmatamentos, queimadas, entre outros problemas, cresce a necessidade de se criar medidas de preservação e conservação ambiental, fazendo com que toda a sociedade tenha consciência da importância do meio ambiente em nossas vidas.
É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente, pois se não tomarmosconsciência dessa necessidade, talvez as gerações futuras sofram sérias consequências dessa atitude da sociedade atual. Por essa razão é importante que tenhamos consciência de que é preciso conservar e preservar o meio ambiente, para que possamos garantir as gerações futuras melhores condições de vida.
Recursos naturais não renováveis
 É todo recurso da natureza que depois de utilizado demanda muitotempo para ser reposto pela natureza.
Ex: petróleo, gás natural e carvão mineral.
 Recursos naturais renováveis 
É todo recurso da natureza que pode ser utilizado indefinidamente.

Entende-se por impactos ambientais os efeitos decorrentes de alterações que sejam causadas pela ação do homem ou pelas atividades naturais, sobre o meio ambiente. Não importa se os efeitos sejam benéficos ou não, dequalquer forma as conseqüências são chamadas de impactos ambientais. Bem que gostaríamos de ler nos noticiários, matérias com relatos de algum impacto ambiental de saldo positivo, ou seja, que tenha beneficiado o meio ambiente, mas parece que isto é bastante raro, ainda que não seja impossível.

Os constantes avanços tecnológicos, bem como a ciência em todas as suas formas de expressão podem edevem ser utilizados em defesa do espaço natureza, do qual se pretende fazer uso, sempre buscando minimizar ou preferencialmente neutralizar consequências maléficas ao nosso planeta, que já se encontra imensamente maltratado pelas ações inescrupulosas da humanidade. Talvez quando chegarmos à consciência do quanto e de como nós somos pequenos diante da grandeza deste universo, possamos nos redimir,se ainda houver tempo.
Poluição do Ar
 
A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios das cidades e também um dos que mais atingem os sentidos da visão e do olfato. A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera ou então de elementos ou partículas que naturalmente não aparecem na composição atmosférica, como é o caso dochumbo, das poeiras industriais.
 
Em geral, os veículos automotores são os principais responsáveis pela poluição do ar, com destaque para milhares de automóveis particulares que rodam nas grandes cidades dos países desenvolvidos e em muitas cidades dos subdesenvolvidos.
 
Somente na Grande São Paulo, circulam cerca de 5 milhões de carros particulares, ou seja, um quarto dos automóveis de todo opaís rodam 0,09% de sua área total.
 
A solução seria uma política de estímulo ao transporte coletivo, principalmente de veículos não-poluidores movidos a eletricidade. Além de reduzirem o consumo de energia e, conseqüentemente, poluírem muito menos, tornariam mais fácil o trânsito, possibilitando uma melhor condição de vida no ir-e-vir do trabalho, da escola.
 
Os principais poluentes...
tracking img