Sindrome de burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

1 CURSO DE PEDAGOGIA











CHALANA DE SOUZA BETTIOL






SÍNDROME DE BURNOUT: ELEMENTOS GERADORES DO PROCESSO NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRICIÚMA












2


3






4


5


6


CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.
CHALANA DE SOUZA BETTIOLSÍNDROME DE BURNOUT: ELEMENTOS GERADORES DO PROCESSO NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRICIÚMA

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientador:Everson Ney Hüttner Castro.














CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2010.
CHALANA DE SOUZA BETTIOL



SÍNDROME DE BURNOUT: ELEMENTOS GERADORES DO PROCESSO NA ÓTICA DE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRICIÚMA




Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de licenciado, no Curso dePedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Educação, Cultura e Ambiente.




Criciúma, 07 de Dezembro de 2010.


BANCA EXAMINADORA




Prof. Everson Ney Hüttner Castro – Especialista - UNESC - Orientador

Prof. Ricardo -Doutor - (UNESC)

Prof. Soraia Regina Naspolini - Mestre - (UNESC)

7


8


9


10


11


12


13


1415


16


17


18


19


20


21


22


23


24



25


26


27


28













Dedico este trabalho a todos meus familiares e amigos que me apoiaram e me compreenderam em todos os momentos dessa jornada.

1 AGRADECIMENTOS





Agradeço...


Aos meus pais Lucia Márcia e JoãoLuiz, por terem me dado o dom da vida, por toda força, confiança e dedicação dispensada nesses quatro anos de graduação e por terem me ajudado em todos os momentos de dificuldade.
A meus irmãos, pelo entusiasmo, gestos de carinho e por terem sido muito mais que irmãos e sim companheiros.
Agradeço ainda a minhas amigas Anelise, Angélica, Liziane, Maria helena e Renata quecompartilhamos expectativas, alegrias e ansiedades. Com elas eu cultivei uma amizade que com o tempo amadureceu. Agradeço pelas palavras de apoio, incentivo e pelo seu carinho.
Ao meu orientador Everson Ney Hüttner Castro, pela sabedoria, competência, apoio e pela efetiva e afetiva orientação.
Aos professores entrevistados por suas contribuições para que este trabalho fosse realizado.Em fim, agradeço aos verdadeiros amigos que ganhei durante esta jornada e aos que me ajudaram diretamente ou indiretamente para realização deste trabalho.
Muito obrigada a todos.


Chalana de Souza Bettiol.



































29


30


31


32


33


34


35


36


37


3839


40


41


42


43


44


45


46







47 Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.



48 PAULO FREIRE


49RESUMO



O presente estudo procura contribuir para a prevenção de doenças dos profissionais da área de educação Infantil do Município de Criciúma. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo, onde teve como objetivo principal analisar se as professoras de Educação Infantil da rede Municipal de Criciúma, percebem elementos geradores da Síndrome de Burnout em seu ambiente de...
tracking img