UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE 2011/1



DISCIPLINA: DIREITO E CIDANIA
PROFESSOR: ADRIANO DE BORTOLI
ALUNA:WALKIRIA GLANERT MAZETTO
ATIVIDADE: Resenha do Texto “A casa dos Loucos” em A Microfísica do Poder de Michel Foucaulthttp://aprs.org.br/2010/09/antipsiquiatria-por-rogerio-wolf-de-aguiar-e-colaboradores/


Percorrem-se algumas linhas do pensamento de Michel Foucault. Tematiza-se o percurso histórico da loucura e a inserção desta em um campo de oposição entre a razão e a desrazão.Destaca-se a desapropriação, sofrida pela loucura, da possibilidade de falar a verdade de si. Neste sentido, a criação da psiquiatria, nos primórdios do século XIX, caracteriza-se pelo silenciamento moral daloucura; silenciamento este com o qual a psicanálise mais tarde compactua. Em um segundo momento, aborda-se o desenvolvimento histórico da relação médico-paciente enfatizando as práticas psiquiátricase a contestação destas pela antipsiquiatria.



Michel Foucault, Erving Goffman, Gilles Deleuze, Félix Guattari e outros criticaram o poder e o papel da psiquiatria na sociedade, incluindo autilização de "instituições totais", rótulos e estigmas . Foucault argumentou que os conceitos de sanidade e loucura são construções sociais que não refletem padrões quantificáveis de comportamento humanoe que antes são apenas indicativos do poder dos "saudáveis" sobre o "demente".



O movimento da anti-psiquiatria surgiu, no final do século XIX, caracterizou-se por ser um movimento que reagiacontra as estruturas asilares da psiquiatria. Esse movimento contrariava as estruturas asilares (ambientes onde se tratava os loucos), pois eles condenavam a maneira como o poder dos médicos se exercia(sobrepunha) sobre os loucos – doentes mentais – os quais eram tratados isoladamente da sociedade – não conviviam ao lado de seus familiares, não tinham (recebiam) influências externas; eram... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). “A casa dos loucos” em a microfísica do poder de michel foucault. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Casa-Dos-Loucos-Em-a/174807.html

MLA

"“A casa dos loucos” em a microfísica do poder de michel foucault" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Casa-Dos-Loucos-Em-a/174807.html>.

MLA 7

"“A casa dos loucos” em a microfísica do poder de michel foucault." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Casa-Dos-Loucos-Em-a/174807.html>.

CHICAGO

"“A casa dos loucos” em a microfísica do poder de michel foucault." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Casa-Dos-Loucos-Em-a/174807.html.