Sindicato dos metalurgicos da grande curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em janeiro de 1920, começa a ser escrita a história do SMC. Nessa época, ocorre a primeira reunião que daria início à nova entidade. Um grupo de fundidores que trabalhava na Indústria Muller Irmãosse encontra pela primeira vez para organizar a categoria. Em assembleia no dia 28 daquele mês, foi criada a Liga Internacional dos Fundidores do Paraná, filiada à Liga de Trabalhadores Europeus daépoca. Esta é uma data histórica para todos os trabalhadores Metalúrgicos paranaenses. Essa instituição passou por diversas mudanças de nome, categorias abrangidas e de base territorial, até chegar aoatual Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.
Ao longo desses 87 anos, o SMC passou por grandes transformações. Com muita luta e união dos trabalhadores, foi construindo uma estrutura invejávelpara melhor atender a categoria. Hoje, além da sede central na Lamenha Lins, o Sindicato tem subsedes na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária e Pinhais. Temtambém uma ampla estrutura de lazer, composta pelo Metal Clube de Campo (sede campestre) e Metal Clube de Praia (colônia de férias em Matinhos).
O Sindicato participou ativamente de momentoshistóricos do país. Lutou contra o Neoliberalismo, contra a Emenda 3 que ameaçava retirar direitos dos trabalhadores, participou dos protestos do “Fora Collor” em 1992, lutou pela aprovação do salário mínimoregional no Paraná, entra outras mobilizações. Liderou também grandes greves por melhores salários e condições de trabalho em diversas indústrias do setor. Tudo isso ajudou a consolidar o nome daentidade no cenário nacional. É por tudo isso que o Sindicato é referência em lutas e conquistas no Brasil.
A entidade representa a categoria Profissional. A forma de representação da entidade é aeleição direta junto aos associados (art.6º, b, do Estatuto social de 2007). A forma de custeio ocorre com o imposto ou contribuição sindical.
O objetivo do SMC é defender e lutar pelos direitos e...
tracking img