Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tempos modernos

Aluno: Lucas Rente Braga
Professora: Bete vianna
Matéria: Economia

O trabalho, na linha de produção, era o fator decisivo para o capitalista na busca da riqueza,segundo AdamSmith. A divisão do trabalho seria a chave, o segredo para o sucesso do negócio. Falando-se de trabalhos cada vez mais especializados, a ponto de o trabalhador não saber seu papel no processo deprodução e para qual bem final ele estava trabalhando, era difícil saber se seu esforço estava sendo subvalorizado ou não. Na cena do filme onde Chaplin está na fábrica trabalhando, pode-se ver que seutrabalho é apenas martelar peças, uma a uma, onde ele não sabe  para qual bem final está trabalhando. Fica retratada no filme a especialização e a alienação do trabalhador na época.
Com a crescentereserva de mão-de-obra, as opções que o proletariado tinha de melhorar suas condições de vida eram poucas, já que se ele não estivesse satisfeito com seu trabalho muitas outras pessoas adorariam tê-lo.Adam Smith e Karl Marx estabeleciam a teoria do valor-trabalho, onde o valor de uma mercadoria seria medido pela quantidade de trabalho que foi necessária para produzí-la. Quanto à remuneração dotrabalhador, Marx afirmava a existência da mais-valia na produção, onde o salário sempre seria abaixo do valor agregado de seu trabalho.

Quanto à produção, a burguesia, dona dos meios de produção, teriacomo único caminho de prosperação a exploração de seus trabalhadores, dizia Marx, quem não o fizesse iria quebrar, pois todos os outros iriam estar aproveitando a força de trabalho de seus empregadosao máximo. Na cena do filme onde o homem manda botar a potência da fábrica no máximo, pode-se ver como a exploração do trabalhador ocorria e as consequências que isso tinha para eles.
Segundo AdamSmith e Karl Marx, a especialização e a divisão do trabalho, através da exploração e alienação do trabalhador, levariam a um aumento da produtividade, levando consequentemente ao acúmulo de...
tracking img