Keiretsu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
KEIRETSU: Keiretsu é um termo japonês que designa um modelo empresarial onde há uma coalizão de empresas unidas por certos interesses econômicos. Costuma ser uma estrutura baseada em duas partes, um núcleo central no qual se situa uma organização de grande poderio econômico e um conjunto de pequenas organizaçõesautônomas, mas que dividem departamentos e acordos econômicos. É uma visão empresarial semelhante ao Zaibatsu, com a diferença de que o Keiretsu tem uma estrutura mais horizontal, com uma cadeia de subordinação mais curta.

Os Keiretsu, termo japonês que em português significa fileiras económicas, são grupos empresariais cujos membros colaboram entre si com fins estratégicos, em especial no querespeita a negócios internacionais. Estes grupos empresariais são caracterizados por uma complexa teia de relações entre empresas pertencentes aos mais variados sectores de actividade como sejam a banca, a industria e a distribuição. Uma outra importante característica dos Keiretsu é o facto das relações entre os seus membros estarem claramente definidas numa escala hierárquica, existindo no topouma empresa líder que apenas se relaciona com um conjunto de empresas que ocupam o segundo nível; estas últimas apenas se relacionam com as empresas de terceiro nível e assim sucessivamente.

Keiretsu é um termo familiar para muitos negócios que operam globalmente,  você deve apreciar a tecnologia, qualidade e funções de qualquer modo, se você quiser entrar no mercado daquela nação com sucesso,é melhor entender o termo e suas implicações. A nação a que me refiro é o Japão, pequeno gigante asiático, que notavelmente foi da ruína à riqueza. O ingrediente-chave do sucesso japonês é seu sistema de negócios singular chamado keiretsu. O sistema teve papel crucial em transformar as empresas japonesas em gigantes globais. Por essa razão, o keiretsu tem atraído a atenção de companhias globais,governos e pesquisadores de negócios. Uma noção do sistema e suas implicações são seguidas por outro assunto – redes estratégicas.

O Keiretsu, tido como o fundador da indústria japonesa, é sucessor dos zaibatsu, sistema anterior à 2a. Guerra Mundial. Os zaibatsu eram vastamente baseados na propriedade familiar dos principais componentes industriais, geralmente centrados em bancos e companhiasde comércio. Os grupos industriais que emergiram dos zaibatsu são chamados de keiretsu, que exercem importância fundamental no funcionamento da economia japonesa e das companhias. Por isso, outros países desenvolvidos têm pensado em políticas nacionais de lidar com os desafios do keiretsu e para reativar a competitividade.

Algumas implicações-chave do sistema keiretsu de lealdade ecooperativismo são: Tempo de desenvolvimento de produto curto, Baixo nível de integração vertical para flexibilidade, Proteção a empresas japonesas que não acobertam ineficiência, Estabilidade de mercado e incentivo a pequenos e médios empreendimentos, Baixo custo de desenvolvimento de produto e capital.
 
A lista é uma generalização e deve ser considerada apenas como indicativa. Apesar disso, o sistemacriou desafios sem precedentes, até para indústrias de alta tecnologia no mundo desenvolvido. Como um pesquisador ocidental escreveu: “Sem políticas protecionistas, os japoneses teriam inundado os mercados ocidentais com automóveis, eletrônicos etc.” Algumas companhias do Ocidente reconheceram os méritos do sistema de keiretsu e reorganizaram suas operações. Um sistema emergente é chamado de “Redesestratégicas”.

As redes estratégicas e os keiretsu têm muitas características em comum: uma empresa emblemática, políticas de especialização dentro da rede, e relações baseadas em fidelidade a longo-prazo. Entender tais sistemas emergentes de negócios e suas implicações para a competitividade é uma área de pesquisa no Departamento de Estudos de gerenciamento, que também hospeda o “Programa...
tracking img