Simulado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTUGUÊS
Texto 1

Leia a tira e faça as questões 4 e 5

A CASA ROUCA
(Aníbal Machado)

Ficara o galo, sobrevivência da ruína. Rouco o seu canto. Canto que não parecia mais de galo, senão a própria voz da casa abandonada. Casa rachada ao sol, aluindo-se ao vento de chuva. Não mais agora figuras humanas entrando; apenas lagartixas e morcegos para recepção às sombras. Casa rouca submersa nomatagal, teu galo ficou. E seu canto perdeu o timbre de sol, já não inaugura os dias. E se fez adequado aos estragos do reboco, à podridão das esquadrias – última secreção de paredes gemidas. Galo rouco. Casa rouca.

4 Marque a alternativa correta quanto aos encontros
existentes na palavra “esconde”. a) encontro consonantal perfeito b) encontro consonantal imperfeito e dígrafo consonantal c)dígrafo consonantal e encontro consonantal perfeito d) encontro consonantal imperfeito e dígrafo vocálico.

1 Em todo o texto, as palavras rouco/rouca, sempre
repetidas, revelam: a) solidão e agonia. b) esperança e vida. c) sofrimento e revolta. d) pobreza e modéstia.

5 Quanto ao gênero, classifique o substantivo “cachorros”. a) substantivo masculino b) substantivo comum de dois gêneros c)substantivo sobrecomum d) substantivo epiceno

2 Marque a alternativa em que a palavra apresente o
mesmo número de letras e fonemas. a) sobrevivência b) timbre c) vento d) adequado Leia a anedota e faça a questão 3:

6 Qual das alternativas abaixo NÃO justifica corretamente a acentuação gráfica das palavras do cartaz abaixo?

Hora do lanche
Mãe (apavorada): Por que você engoliu o dinheiro queeu lhe dei? Filho: Quando a senhora me deu, a senhora me disse que era o meu lanche.

3 Marque a alternativa onde todas as palavras possuem dígrafo vocálico. a) lanche – mãe – engoliu b) lanche – engoliu – quando c) mãe – dinheiro – quando d) engoliu – dinheiro – lanche a) climáticas – todas as proparoxítonas são acentuadas. b) elevação – oxítona terminada em ditongo nasal. c) nível –paroxítona terminada em L. d) espécies – paroxítona terminada em ditongo.

o 6. ano

1º SIMULADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA
7 Observe as afirmativas a seguir:
I. Fontes históricas são vestígios das produções humanas que permitem o estudo do passado humano. II. A ciência histórica não acredita numa verdade absoluta, pois o conhecimento da História pode ter pontos de vista diferentes. III. Ospesquisadores da História são os investigadores do tempo, também conhecidos como historiadores. IV. Para compreendermos o nosso presente e tomarmos consciência do nosso papel transformador na sociedade é essencial conhecermos o nosso passado. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s): a) I, II, III e IV b) I e II c) I e III d) I, II e III

c) Os homens caçavam, as mulherescoletavam e os bens produzidos eram igualmente divididos entre os membros do grupo. d) Os homens e as mulheres caçavam e coletavam para preservar sua propriedade privada.

10 Entre os povos do Oriente Médio, os hebreus
foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir dotexto anterior, assinale a alternativa incorreta: a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina. b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis. c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dostrabalhadores contra os comerciantes. d) Os judeus, por serem descendentes dos hebreus, se organizaram religiosamente em torno das crenças politeístas, mantidas até os dias atuais.

8 Com relação ao estudo da História, veja os itens
que se seguem: I. A história ficcional é construída a partir dos documentos, tradições e conhecimentos desenvolvidos pelos diversos povos ao longo do tempo. II....
tracking img