Siminario ded processos estruturais

716 palavras 3 páginas

Observação Pessoal
De acordo com Luiz Carlos M. D’Ascenção, aobservação pessoal consiste na verificação in loco de tudo oque acontece no ambiente em que se desenvolve o processo emestudo, de forma sistemática e planejada.De acordo com o mesmo autor, o ser humano temcomo uma de suas várias características a capacidade deobservação. Diz que todos nós somos capazes, por meio davisão, audição, olfato e até mesmo do paladar, de sentir assensações do ambiente que nos rodeia, levando-nos aobservar e a analisar tudo o que ocorre nele.A técnica de observação direta é uma açãocomplementar a qualquer uma das técnicas delevantamento de dados, sendo caracterizada pela observação in loco. É utilizada nas seguintescircunstâncias:

Quando há a necessidade de conhecer o ambiente no qual se desenvolve o processo emanálise;

Quando é preciso verificar as forças atuantes no ambiente, ou seja, as formas de liderança, osgrupos formais e informais, as relações interpessoais, as formas e os níveis de influência,competição e cooperação;

Quando há a necessidade de verificar e validar as informações obtidas por outras técnicas delevantamento.
1.1 Análise, redesenho e informatização de processos
47

Sobre a observação direta lembre-se...
Prezado estudante, é importante alguns cuidados ao utilizar a observação direta.Considere ainda as vantagens e desvantagens da utilização da mesma.
Os cuidados à serem tomados são:
Preconceitos e Paradigmas.
As vantagens são:
Permite a verificação pessoal e o respectivo registro dos fatores que influenciam ousofrem influência do processo;Permite um estudo in loco do fluxo do processo, possibilitando a identificação de pontos críticos; Não interrompe o trabalho de quem está sendo observado nem do ambiente comoum todo;Permite a complementação, comparação e a validação das informações obtidas coma utilização das outras técnicas de levantamento.
As desvantagens são:
A presença de um ou mais observadores no local de trabalho

Relacionados