Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com o início da segunda guerra mundial, os governos procuraram desenvolver maquinas computorizadas para explorar o próprio potencial estratégico. Isto deu início a uma serie de projetos de desenvolvimento de computadores e de progresso técnico. Em 1941 o alemão Konrad, tinha desenvolvido um computador, o Z3 , para projetar aviões e mísseis. As forças aliadas, entretanto, fizeram esforçossuperiores desenvolvendo computadores poderosos. Em 1943, os Ingleses terminaram um computador chamado Colossus para descodificar mensagens alemãs. O impacto do Colossus no desenvolvimento da indústria do computador foi muito limitado por duas razões importantes: o Colossus não era um computador de uso geral e foi projetado somente para descodificar mensagens secretas. Em segundo, a existência da máquinafoi mantida secreta até décadas após a guerra.
Os esforços americanos produziram resultados numa escala maior. Howard H. Aiken (1900-1973), um coordenador de Harvard que trabalhava para a IBM, estava determinado em produzir uma “maquina calculadora” já em 1944 . A finalidade do computador era criar cartas balísticas para a marinha de Estados Unidos. Esta maquina era tão grande quanto um campo defutebol e continha aproximadamente 500 milhas de fios eléctricos. Usava sinais eletromagnéticos para mover as peças mecânicas. A máquina era lenta demorando entre 3-5 segundos por cada cálculo) e inflexível, tanto que as sequências dos cálculos não poderiam ser mudadas, mas poderia executar a aritmética básica, bem como umas equações mais complexas.
Outro modelo de computador era o computadornumérico eletrônico ENIAC, produzido por uma parceria entre o governo de Estados Unidos e a Universidade de Pensilvânia. Este computador era uma maquina tão pesada que consumia 160 quilos watts de eletricidade, energia que era suficiente para escurecer as luzes em uma grande parte da cidade de Filadélfia. Realizado por John Presper Eckert (1919-1995) e por John W. Mauchly (1907-1980), o ENIAC, aocontrário do Colossus, era um computador “universal” que permitia realizar operações com velocidades 1.000 vezes maiores do que o seu antecessor.
Em meados de 1940, John Von Neumann (1903-1957) em colaboração com a equipa da faculdade de Pensilvânia, deu início aos conceitos arquiteturais do computador que permaneceram ainda validos. Von Neumann projetou o computador automático variávelelectrónico (EDVAC) em 1945, com uma memória capaz de manter um programa armazenado, bem como os relativos dados. Esta "memória de armazenamento" e "transferência de controlos condicionais," permitiam que o computador fosse parado em qualquer ponto e que retomasse então de novo o seu processamento, permitindo uma maior versatilidade na sua programação. O elemento chave da “arquitetura” produzida por VonNeumann era a unidade central de processamento (processador), que permitiu que todas as funções do computador fossem coordenadas por uma única fonte. Em 1951, o UNIVAC I (computador automático universal), construído por Remington, transformou-se num dos primeiros computadores comercialmente disponíveis. Uma das impressionantes previsões adiantadas pelo UNIVAC predizia o vencedor da eleiçãopresidencial de 1952, Dwight D. Eisenhower.
Os computadores de primeira geração foram caracterizados pelo fato de que as instruções operadas eram face à ordem para a tarefa específica para que o computador devia ser usado. Cada computador tinha um programa código binário diferente chamado “língua de máquina” que lhe dizia como deveria operar. Isto fez o computador difícil de programar e limitou a suaversatilidade e velocidade. Outras características distintivas dos computadores de primeira geração eram o uso dos tubos de vácuo (responsáveis pelo seu tamanho) e cilindros magnéticos para o armazenamento de dados.
Em 1948, a invenção do transístor mudou muito o desenvolvimento do computador. O transístor substituiu o tubo de vácuo nas televisões, os rádios e os computadores grandes, incómodos....
tracking img