Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMBOLISMO

O cientificismo e materialismo que predominava na sociedade européia na Segunda metade do século XIX, não agradava os simbolistas.
O simbolismo reagia contra tudo que representava omaterialismo e racionalismo. Ao contrário, pregavam o subjetivismo, o misticismo e a sugestão sensorial.
Tanto o Simbolismo quanto o Parnasianismo se preocupavam com a linguagem, talvez porque essesdois movimentos tenham nascido na França, na revista “Parnasse Contemporain” em 1866.
O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia comofaziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias*, recursos sonoros e cromáticos (cor).
O precursor do simbolismo foi o poetafrancês Charles Baudelaire (1821 – 1867). Sua poesia buscava abordar temas como miséria, prostituição, bêbados, freqüentadores desocupados das tavernas, etc. Pode parecer estranho para muitos, mas ele viapoesia em todos esses assuntos.
Baudelaire deixou muitos seguidores pelo mundo afora.

CARACTERÍSTICAS 

- Misticismo, religiosidade
- Desejo de transcendência e integração com o cosmos
- Interessepelo inconsciente e subconsciente
- Subjetivismo
- Pessimismo
- Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte
- Retomada de elementos da tradição romântica
- Atração pela morte e elementosdecadentes da condição humana
SIMBOLISMO NO BRASIL (final do século XIX)
Na Europa, o simbolismo teve muito mais destaque do que o Parnasianismo. Aqui no Brasil, não foi assim. O Parnasianismo foibastante valorizado pelas camadas cultas da sociedade até os primeiros anos do século XX, chamando muito mais atenção do que o Simbolismo. Mesmo assim, o Simbolismo nos deixou obras e escritores muitosignificativos.
O marco inicial desse movimento no Brasil foi em 1893, com a publicação dos livros “Missal” e “Broquéis” de Cruz e Sousa.

CARACTERÍSTICAS

- Valorização dos sentimentos...
tracking img