Análise da música "powerslave"

1475 palavras 6 páginas
AVALIAÇÃO REGIMENTAL DE HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL

A letra da música “Powerslave”, composta por Bruce Dickinson em 1984, mostra os últimos momentos de vida de um faraó e suas reflexões. É patente o desespero do personagem ao descobrir que não é uma divindade infalível diante da morte, e que será substituído por outro homem que gozará o mesmo poder que ele teve na Terra.

ANÁLISE DA LETRA

Powerslave – Escravo do Poder O próprio título da música já nos apresenta a natureza da vida de um faraó: escravo dos ritos, obrigado a levar uma vida sobre a qual não tem controle, a ser infalível como homem e como ser divino.

Dentro do abismo eu cairei – o olho de Horus
Dentro dos olhos da noite – me olhando ir Cair dentro do abismo representa a morte, o desconhecido, e o olho de Horus era um símbolo de proteção e saúde, usado muitas como amuleto de proteção. Mas não protegeu o Faraó da morte física. Horus representava o Faraó vivo: era um homem comum, tornava-se a divindade após sua coroação.

Verde é o olho do gato que brilha neste templo
Entre o Osíris ressuscitado – ressuscitado novamente O gato era considerado um animal sagrado no Antigo Egito, por representar a deusa Bastet e principalmente por acreditar-se que podiam transitar entre o mundo dos vivos e dos mortos. Os olhos do gato, por refletirem a luz, sempre foram associados ao sobrenatural. O templo era a morada dos deuses, não um espaço de oração. Sendo o Faraó considerado um deus, seus aposentados poderiam ser considerados como um Templo. Osíris era o deus do mundo dos mortos, e representava o Faraó morto. “Osíris ressuscitado – ressuscitado novamente” representa o mito do deus, morto por seu irmão Set, que foi ressuscitado por sua irmã e esposa, Isis. Todo Faraó, depois de morto, passava a ser Osíris.

Me diga porque tenho de ser um escravo do poder
Eu não quero morrer, eu sou um deus
Por que não posso viver para sempre? Este trecho representa o

Relacionados

  • Freud
    28360 palavras | 114 páginas