Silvia lane

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Silvia Tatiana Maurer Lane ( 1933 – 2006 ), significou uma revolução para a Psicologia, com o rompimento da tradição positivista que desconsiderava o conteúdo histórico e social presente na constituição do homem. Neste período também se criticava a ideologia da adaptação nas duras condições da ditadura militar no Brasil, e também a sensibilidade para a busca datransformação das precárias condições de vida das classes subalternas do país. Com a preocupação com a construção de um novo projeto para a ciência e para a profissão, com a adesão a uma nova concepção de homem para a Psicologia e com o esforço para aproximar a América Latina, Sílvia Lane apontou as exigências e condições para um novo projeto para a Psicologia. E desta forma, pode-se apontar Sílvia Lane,como uma das influências do que hoje se denomina de Projeto do Compromisso Social da Psicologia.
A Psicologia denominada como Laneana, em função da proposta feita por Silvia Tatiana Maurer Lane ( 1933 – 2006 ) , tem uma abordagem critica sócio – histórica , considerando a dialética sócio-cultural como construtiva do ser humano, de influencia marxista .Para ela , toda a psicologia seria social, jáque o ser humano se constitui no social, sendo produto e produtor da história, a partir do domínio dos instrumentos de trabalho e do desenvolvimento da linguagem.
O desejo de Silvia Lane era construir uma Psicologia Social que focalize a busca de soluções para questões sociais de seu tempo, através do conhecimento concreto das condições de vida e da realidade psicossocial da populaçãobrasileira, especialmente das classes de baixa renda. Entendia que era preciso superar a idéia e o hábito de fazer da realidade um exemplo dos conceitos teóricos. Ter a realidade material como parâmetro era quase uma obsessão para, ela que considerava necessário tomá-la como referência para a produção da ciência. A realidade deveria ser critério para análise da importância e fidedignidade de dados que aspesquisas produziam e não o contrário. Sempre muito claro que uma nova psicologia social só se configuraria por meio de concepções teóricas fundadas em pesquisas relevantes e socialmente comprometidas.
A maior preocupação de Silvia, era construir uma psicologia social voltada para a realidade brasileira e latino-americana, contribuindo para a superação das desigualdades e das situações de opressão.Demandava uma construção teórica que permitisse compreender o homem como participante do processo social. Nesse sentido, entendia que o conhecimento da psicologia deveria levar à compreensão dos mecanismos que provocam a alienação e contribuir para ampliar a consciência dos homens. Sua teoria sobre o psiquismo teve essa direção.
Entre anos 70 e 80, com toda aquela movimentação e esforços para arenovação, ocorreu a construção da ABRAPSO em 1980, como um marco decisivo na orientação da psicologia social brasileira em direção à problemática de nossa realidade sócio-econômica-política-cultural. A história da Psicologia Social no Brasil tem assim uma forte presença de Sílvia Lane. Esta história que caminha na direção do compromisso com a realidade brasileira e da América Latina e que emtermos de produção teórica culmina com a produção da chamada Psicologia Social Sócio-Histórica.
Silvia ainda demonstra a necessidade de democratizar o saber em nossa sociedade profundamente desigual e excludente. Para ela, a aceitação das diferenças, a luta contra o preconceito e a discriminação dependiam dessa democratização, isto é, da presença do intelectual fora dos muros da academia, atuando einteragindo com os grupos sociais. E isto deveria ser feito abrindo esse espaço para todo mundo, para quem quiser aprender e mais, fazendo o esforço de falar a linguagem de todo mundo. Um pensar ético que alia o conhecimento a ação.
Marcados pela certeza de que a Psicologia deveria se produzir de forma a ser útil para a transformação da realidade social em nossos países de Terceiro Mundo,...
tracking img