Silogismo efalacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logica
Uma boa definição para LÓGICA é: “Disciplina que estuda a Argumentação visando garantir a Validade.” A Lógica CLÁSSICA foi formulada por Aristóteles (384 aEC - 322 eEC), na obra ORGANON.

Os 3 Princípios da Lógica Clássica são
- Princípio da Não-Contradição (Algo não pode Ser e Não-Ser no mesmo tempo e sentido.);
- Princípio da Identidade (Algo só é idêntico a si mesmo.);
-Princípio do Terceiro Excluído (Algo só pode ser Verdadeiro ou Falso, não há terceira opção.).
Importante: Este último princípio deve ser restrito ao sistema lógico formal, não sendo sempre aplicável a situações mais amplas.

SILOGISMOS

SILOGISMO é a forma mais simples de argumentação, constituída de duas afirmações, chamadas premissas, das quais se retira uma conclusão. (Obs: Exemplos corretosestarão sempre em Negrito exemplos errôneos em sublinhado .)

Todo brasiliense é brasileiro. (Premissa 1)Fulano é brasiliense. (Premissa 2)Logo, Fulano é brasileiro. (Conclusão)|brasileiros brasilienses Fulano|
Temos os 3 princípios. A premissa 1 não admite a sua contraditória, que seria “Algum brasiliense não é brasileiro.”, pois éimpossível que ambas sejam Verdadeiras ou Falsas ao mesmo tempo. Os termos “brasiliense”, “brasileiro” ou “Fulano” só são idênticos a si mesmos. Desconsideramos qualquer tipo de brasiliense não brasileiro, mesmo que haja uma “Brasília” em outro país, consideramos apenas Brasília-DF. E cada premissa, e a conclusão, só pode ser Verdadeira ou Falsa, e não uma terceira possibilidade. Se ambas aspremissas são Verdadeiras, e a forma está correta, a conclusão só pode ser Verdadeira e o Silogismo é Válido.

VERDADEIRO ou FALSO diz respeito a cada uma das premissas, julgadas de acordo com sua relação a uma matéria qualquer, o mundo real, ou um mundo imaginário. Por exemplo “Clark Kent é o Super-homem”.
VÁLIDO ou INVÁLIDO diz respeito à forma do silogismo, se não violar nenhuma regra, éválido.
Todo kriptoniano tem super poderes.O Super homem é kriptoniano.O Super homem tem super poderes.O silogismo é VÁLIDO, embora falso no mundo real, pois as premissas são falsas. Mas se as premissas forem verdadeiras, como é no universo ficcional, então ele verdadeiro.|Nenhuma águia é mortal.Fênix é uma águia.Logo, Fênix não é mortal.É VÁLIDO, embora falso no mundo real. E poderia ser criado umuniverso ficcional onde as premissas fossem verdadeiras.|

ASSIM: Um Silogismo é Válido, quando é IMPOSSÍVEL que, de duas premissas Verdadeiras, a conclusão seja Falsa.
Os 4 tipos de afirmação

Universal Afirmativa – TODA mulher é Bela (A)Universal Negativa – NENHUMA mulher é Bela. (E)Particular Afirmativa – ALGUMA mulher é Bela. (I)Particular Negativa – ALGUMA mulher não é Bela. (O)(A, E, Ie O são símbolos tradicionais.)|ContráriaA ECONTRADITÓRIASSubalternas Subalternas I OSubcontrária|

AS 8 REGRAS DO SILOGISMO
(Não há uma lista padronizada, podendo haver reagrupamento ou aparecerem em outras ordens.)
1 - O Silogismo só pode ter 3 termos:
Termo MAIOR(universal),
Termo MÉDIO (que se repete)
Termo MENOR (que está incluso no Maior, não necessariamente particular);

Todo brasiliense é brasileiro.
Todo parisiense é francês.
Logo ???

Nenhuma pantera fala.
Aquela mulher é uma pantera.
Aquela mulher não fala. (O termo pantera está sendo usado em dois sentidos diferentes, o que resulta em dois termos distintos.)

Todo lobisomem é feroz.Drácula, não é lobisomem.
Então, ??? (Lobisomem e Não-Lobisomem são dois termos distintos.)

2 - A conclusão segue sempre a premissa mais fraca;
Mais fraca, é a premissa particular, em relação à universal, e ou a negativa em relação à positiva. Então:

MAIS FORTE------------------------------------------------------------------------------MAIS FRACA|
Universal Afirmativa|Universal...
tracking img