Silogismo efalacias

2625 palavras 11 páginas
Logica Uma boa definição para LÓGICA é: “Disciplina que estuda a Argumentação visando garantir a Validade.” A Lógica CLÁSSICA foi formulada por Aristóteles (384 aEC - 322 eEC), na obra ORGANON.

Os 3 Princípios da Lógica Clássica são
- Princípio da Não-Contradição (Algo não pode Ser e Não-Ser no mesmo tempo e sentido.);
- Princípio da Identidade (Algo só é idêntico a si mesmo.);
- Princípio do Terceiro Excluído (Algo só pode ser Verdadeiro ou Falso, não há terceira opção.).
Importante: Este último princípio deve ser restrito ao sistema lógico formal, não sendo sempre aplicável a situações mais amplas.

SILOGISMOS

SILOGISMO é a forma mais simples de argumentação, constituída de duas afirmações, chamadas premissas, das quais se retira uma conclusão. (Obs: Exemplos corretos estarão sempre em Negrito exemplos errôneos em sublinhado .)

Todo brasiliense é brasileiro. (Premissa 1)Fulano é brasiliense. (Premissa 2)Logo, Fulano é brasileiro. (Conclusão)|brasileiros brasilienses Fulano| Temos os 3 princípios. A premissa 1 não admite a sua contraditória, que seria “Algum brasiliense não é brasileiro.”, pois é impossível que ambas sejam Verdadeiras ou Falsas ao mesmo tempo. Os termos “brasiliense”, “brasileiro” ou “Fulano” só são idênticos a si mesmos. Desconsideramos qualquer tipo de brasiliense não brasileiro, mesmo que haja uma “Brasília” em outro país, consideramos apenas Brasília-DF. E cada premissa, e a conclusão, só pode ser Verdadeira ou Falsa, e não uma terceira possibilidade. Se ambas as premissas são Verdadeiras, e a forma está correta, a conclusão só pode ser Verdadeira e o Silogismo é Válido.

VERDADEIRO ou FALSO diz respeito a cada uma das premissas, julgadas de acordo com sua relação a uma matéria qualquer, o mundo real, ou um mundo imaginário. Por exemplo “Clark Kent é o Super-homem”. VÁLIDO ou INVÁLIDO diz respeito à forma do silogismo, se não violar nenhuma regra, é válido.

Relacionados