Signo linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sausurre e a sua concepção de signo linguístico

Marta leitão nº 5829

FBAUL 2010

Resumo

Neste trabalho irei apresentar um estudo acerca do signo linguístico, onde se explora todos os seus componentes e a sua organização.

Este é um pequeno estudo baseado na tese de Sausurre.

Introdução

Neste trabalho visa-se explorar o signo linguístico e da sua aplicação na arte, com basenos estudos de Sussurre

O conceito de signo linguístico tornou-se bastante interessante no desenvolvimento das aulas de cultura visual, por ser o elemento mais simples da linguagem humana e mesmo assim o elemento mais importante da comunicação.

Tentei desta forma explorar todos os componentes do signo linguístico- significante e Significado; arbitrariedade do signo; linearidade do signo:imutabilidade e mutabilidade do signo.

Desenvolvimento

Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra a 26 de Janeiro de 1857 e faleceu em Morges a 22 de Fevereiro de 1913. Foi linguísta e filósofo do século XIX.

As suas elaborações teóricas proporcionaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência, estabeleceu a língua como um sistema semiológico e separou os elementos psíquicos dosfísicos e fisiológicos. A língua é apresentada como um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositada como produto social na mente de cada falante de uma sociedade. Este passa a tratar a língua como uma unidade de signos bastante complexa e importante. Estes estudos de Sausurre desencadearam o aparecimento do Estruturalismo. O estruturalismo tornou-se numa corrente de pensamento anível mundial baseada no pensamento de Saussure. Os estruturalistas procuram encontrar matrizes escondidas que uma vez imaginadas permitem perceber conceitos que à nossa escala parecem caóticos.

Após morte de Saussure os seus alunos procuraram os seus escritos com o objectivo de publicar um livro baseado na sua doutrina. Como não encontraram nenhum documento escrito decidiram estudar as suassebentas de estudante. Criaram assim a obra Cours de Linguistique Générale (Curso de Linguísta Geral), esta obra foi publicada em 1915. Foi um dos livros mais mediáticos do século XX e é ainda hoje uma obra bastante importante e utilizada por todos os estudantes e investigadores de linguística.

Signo linguístico

“ O que o signo linguístico une não é uma coisa e um nome, mas um conceito euma imagem acústica” (Saussure, 1916,p122)

Para Saussure o signo linguístico é uma coisa dupla que resulta da combinação entre dois termos que são unidos no nosso cérebro por um vínculo de associação. O signo linguístico não é uma união entre uma imagem e um nome, mas sim a união entre um conceito e uma imagem acústica. Para evitar problemas de terminologia, Saussure resolveu substituir aspalavras conceito e imagem acústica por significado e significante, referindo-se a palavra significado ao conceito e a palavra significante a imagem acústica.

Significante e Significado

“ A imagem acústica é, por excelência, a representação natural da palavra, como facto virtual da língua, distinto de qualquer realização ao nível da fala” (Saussure 1916: 122)

O significante não é apenas aparte material do signo, é muito mais que apenas uma componente física, é a representação fornecida a nível dos sentidos. É no significante que está o carácter psíquico do signo linguístico, visto não ser preciso emitir qualquer tipo de som ou falar para comunicarmos com nós mesmos. O significado (conceito) é a ideia que o significante nos cria, ou seja é a imagem mental que criamos quando nosconfrontamos com um significante. Por exemplo quando ouvimos a palavra cão, naturalmente criamos a imagem mental de um cão mas esta imagem é diferente para cada um de nós. O significado é mais abstracto em relação ao significante. O significante consiste no plano da forma do signo linguístico e o significado consiste no plano do conteúdo.

Arbitrariedade do signo

“ O laço que une o...
tracking img