Sifilis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍFILIS CONGÊNITA
Profª Elina Fernandes
 
CONCEITO
A sífilis congênita é uma infecção causada pela disseminação hematogênica do Treponema pallidum, da gestante infectada para o seu concepto. Sabe-se que:
✓ a transmissão materna pode ocorrer em qualquer fase gestacional;
a taxa de transmissão vertical da sífilis, em mulheres não tratadas, é de 70 a 100%, durante os primeiros 4 anos deevolução da doença;
ocorre morte perinatal em 40% das crianças infectadas.
Quando a mulher adquire sífilis durante a gravidez, poderá ocorrer abortamento espontâneo, morte fetal, prematuridade, feto hidrópico( infiltrado de líquido ), recém-nascidos sintomáticos (manifestação clássica), recém-nascidos assintomáticos (apenas sorologia positiva).
As alterações patológicas observadas na mulhergrávida são as mesmas que ocorrem naquela não grávida. A sífilis congênita apresenta, da mesma forma que a sífilis adquirida, dois estágios: precoce quando as manifestações clínicas são diagnosticadas até o segundo ano de vida, e tardia, após esse período.
QUADRO CLÍNICO
Sífilis congênita precoce
Sinais e sintomas surgem até os 2 anos de vida. Os principais são: baixo peso, rinitepurulenta/coriza, obstrução nasal, prematuridade, osteocondrite, periostite ou osteíte, choro ao manuseio, pênfigo palmo-plantar, fissura peribucal, hepatomegalia e esplenomegalia, alterações respiratórias/pneumonia, icterícia, anemia severa, hidropisia, edema, pseudoparalisia dos membros, condiloma plano. Lesões cutâneas precoces, quando presentes nas nádegas, podem ser responsáveis por um quadrosemelhante ao de "dermatite de fraldas", da qual se diferencia também por não responder a medidas locais, habitualmente eficazes.
Sífilis congênita tardia
Os sinais e sintomas surgem a partir dos 2 anos de vida: tíbia em lâmina de sabre, fronte olímpica, nariz em sela, dentes incisivos medianos superiores deformados (dentes de Hutchinson), mandíbula curta, arco palatino elevado, ceratite intersticial,surdez neurológica, dificuldade no aprendizado.

[pic][pic][pic][pic]
[pic]



EXAMES COMPLEMENTARES
Sorologia não treponêmica
VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e RPR (Rapid Plasma Reagin):
Indicados para o diagnóstico e seguimento terapêutico. O teste pode resultar reagente por longos períodos, mesmo após a cura da infecção; porém, apresenta queda progressiva nas titulações,até que se torna não reagente. Recém-nascidos não infectados podem apresentar anticorpos maternos transferidos por intermédio da placenta. Nesses casos, o teste será reagente até aproximadamente o terceiro mês de vida. Por esse motivo, o diagnóstico de sífilis congênita exige a realização de um elenco de exames que permitam a classificação clínica do caso (diagnóstico e estadiamento), para que aterapia adequada seja instituída.
Sorologia treponêmica
FTA-Abs (Fluorescent Treponemal Antibody - Absorption): são testes mais específicos, úteis na exclusão de resultados de VDRL falsos positivos. O FTA-ABs/IgG, quando reagente em material do recém-nascido, pode não significar infecção perinatal, pois os anticorpos IgG maternos ultrapassam a barreira placentária. Em geral, os testestreponêmicos permanecem reagentes por toda a vida, mesmo após a cura da infecção.
RX de Ossos Longos
Demonstram alterações ósseas nas metáfises e /ou epífises.
Exame do Líquido Céfalo-Raquidiano (LCR)
Na neurossífilis, detectam-se alterações na contagem de linfócitos e na dosagem de proteínas; os testes sorológicos para sífilis podem ser reagentes. Recomenda-se realizar LCR em todos os recém-nascidosque se enquadrem na definição de caso, pois a conduta terapêutica dependerá da confirmação ou não de neurossífilis.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE
A medida de controle da sífilis congênita mais efetiva consiste em oferecer a toda gestante uma assistência pré-natal adequada. A sífilis congênita é uma das doenças mais facilmente preveníveis, bastando que a gestante infectada seja detectada, e...
tracking img