Diferencie o os conceitos de sociedade e estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE BACHARELADO EM DIREITO


CIÊNCIA POLÍTICA



ESCOLA SUPERIOR MADRECELESTE BACHARELADO EM DIREITO


Paulo Bonavides, Ciência Política. Editora. Malheiros Ltda. SP, 10ªedição, revista atualizada, 9ª tiragem, ano 2000.
sociedade e Estado.
Resp. A sociedade é o conjunto mais amplo do homem com seu semelhante. O Estado é o círculo mais restrito dessas relações.
2ª. Diferencie o modelo mecanicista do organicista no estudo da sociedade.
Resp. O modelo mecanicista expressa que o homem nãonecessita estar diretamente ligada a sociedade. Já o organicista e um ser social que precisa estar ligado à sociedade.
3ª. Diferencie os conceitos de Sociedade e comunidade.
Resp. Enquanto a sociedade é um estágio mais adiantado da vida social, mantendo relações de solidariedade mecânica, a comunidade, mantém relações orgânicas, ou seja, mais jurídica, e ao mesmo tempo social.
4ª. Diferencie osconceitos de população e povo.
Resp. População é conceito puramente demográfico: todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas.
Povo é a reunião da multidão associada por conceitos de direito e pela comunhão de utilidades afetiva é de cidadania.
5ª. Fale das 4 (quatro) fases do crescimento demográfico.
Resp. A primeira fase: éaquela em que as taxas de natalidade e mortalidade se equiparam, a saber, nascem e morrem em média 35 ou 40 pessoas por 1.000 habitantes anualmente.

A segunda fase: ocorre que o numero de falecimentos é reduzido consideravelmente ocasionando assim um crescimento populacional enorme.

Aterceira fase: a taxa de nascimento entra em declínio, conforme Eynern, não por efeito de “impotência biológica”,mas exclusivamente em decorrência, segundo ele, de uma limitação racional do número de filhos no casamento.

A quarta fase: testemunha a reaproximação das duas taxas: a da natalidade se situa, segundo Eynern, ao número de 10/1000, um pouco acima da de mortalidade e a tendência de crescimento se manifesta ligeiramente atenuada, a baixo nível, restaurando-se, por conseguinte uma situação que seassemelha à da primeira fase e que significará decerto a travessia vitoriosa da crise.

6ª. Defina Nação segundo Mancine.

Resp. Segundo Mancine é uma sociedade natural de homens com unidade de território, de costumes e língua, estruturada numa comunhão de vida e consciência social.

7ª. Diferencie os conceitos de Estado e nação.

Resp. As nações, segundo Mancine, são obras de Deus,constituindo o valor maior do agrupamento humano,
Enquanto o Estado tem valor puramente político, sua personificação é jurídica.

8ª. Critique os conceitos reducionistas de nação, tendo por base a língua, a religião e a raça.

Resp. Os conceitos reducionistas de nação, tendo por base raça, religião e língua merecem críticas, pois tomando as sábias lições de Renan, citado por Bonavidesconclui que: “O homem não é escravo nem de sua raça, nem de sua língua, nem de sua religião, nem do curso dos rios, nem da direção das cadeias de montanhas. Uma grande agregação de homens, sã de espírito e cálida de coração, cria uma consciência moral que se chamanação”.

9ª. Diferencie os conceitos naturalístico do voluntarístico de nação.

Resp. O conceito naturalístico de nação: está ligado aconcepções racistas, havia uma suposta hierarquia das raças humanas. Na qual a raça germânica ocuparia a extremidade mais alta por possuírem traços étnicos privilegiados em se tratando de sangue e superioridade biológica.
O conceito voluntaristico de nação: originou-se de todas as reflexões anteriores, baseados nos fatores morais, culturais e psicológicos, tais fatores constituem a chamada...
tracking img