Show de trum na base do behavorismo

617 palavras 3 páginas
“O show de Truman” com base no behaviorismo

Dirigido por Peter Weir e escrito por Andrew Niccol o filme “o show de truman: o show da vida” conta a vida de Truman Burbank vendedor de seguros que, vive em Seaheaven, uma ilha em que todos parecem conviver harmoniosamente. Mas sua vida começou a mudar quando ele percebeu que estava sendo vigiado, mas sem imaginar que sua vida estava sendo filmada por 24 horas por dia, por uma rede de televisão, gravada como reality show, e transmitida por bilhões de pessoas.
Ao dirigir esse filme Peter Weir saberia o que abordar exatamente, o ponto onde ele realmente queria chegar, de fato, é um filme onde podemos abordar determinados temas polêmicos, como o ser humano é atingido pelo os meios de comunicação, como a comunicação de massa tem o objetivo e interesse de controlar essas massas.
No filme alem de abordar vários temas um dos fatos marcantes levando para o lado da psicologia, é o comportamento do personagem, o controle social do comportamento, onde este estudo é abordado muito na questão do behaviorismo.
O behaviorismo estuda o comportamento pela interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. No filme, Truman vive de acordo com o seu ambiente, o seu “mundo” onde seu comportamento se altera quando descobri que sua vida pode estar sendo vigiada, onde o personagem principal é um sujeito que desde cedo foi educado por reforços positivos e negativos e por reflexos condicionados.
Na teoria do behaviorismo, os reforços positivos e negativos são reforços que em toda conseqüência que seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa reposta.no filme um trecho que mostra um exemplo de reforço positivo, é quando Truman conversa com seu amigo e diz querer deixar a cidade e largar tudo,esse reforço explica quando apresenta um estimulo agradável após o comportamento desejado.
No filme apresenta também uma punição positiva, quando o personagem principal tem o trauma de

Relacionados