Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE AGRICULTURA II

PROPOSTA DE MANEJO PARA PRATYLENCHUS BRACHYURUS

LUÃEUSTÁQUIOASSIS PEREIRA
RICARDO ROTILLI
PEDRO HIGOR
7° SEMESTRE DE AGRONOMIA

VÁRZEA-GRANDE
março 2012
1. Introdução
O nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) se constitui em umdos principais problemas fitossanitários da soja na Região Central do Brasil. O nematoide das lesões radiculares apresenta um comportamento migratório onde não forma células nutridoras sendo assimdificultando o desenvolvimento de variedades resistentes, e se alimentam do córtex das raízes, causando o escurecimento do tecido vegetal.
Pratylenchus brachyurus, possui uma ampla distribuiçãogeográfica, tem uma capacidade de parasitar e multiplicar-se em um grande número de plantas hospedeiras. O primeiro passo para um manejo adequado é conhecer a situação real da lavoura, coletando amostras desolo e raízes e enviando para um laboratório especializado para identificação e quantificação dos fito parasitas presentes.
Assim que identificado problema, deve-se conhecer o nível populacional donematóide e planejar um manejo que integre diversas praticas culturais e estratégias envolvendo controle físico, rotação/sucessão de culturas e uso de cultivares resistentes ou tolerantes.

2.Desenvolvimento
O problema foi identificado na safra 11/12 de soja onde a população de pratylenchus estava elevada, ocasionando perca na produtividade. Logo no plantio de milho safrinha na safra12/12 adotou-se uma proposta de manejo para que reduza a população do nematoide das lesões para que não haja uma grande perca de produtividade na safra de soja 12/12.
No plantio de milho safrinhafoi escolhido um hibrido redutor de pratylenchus que esta fazendo um grande sucesso, onde esta relatados ganhos de 10% a 14% a mais de produtividade da soja sobre a sua palhada que é o GNZ 2005 YG da...
tracking img