“Adjustable wall bra”, 1990-91, vito acconci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Adjustable Wall Bra”, 1990-91, Vito Acconci
Esta instalação desenvolveu-se paralelamente a manifestações homossexuais em Nova Iorque, na década de 1990. A aceitação social, do amor entre duaspessoas do mesmo sexo e a transexualidade foram vistos como pontos de vista radicais para a cultura dominante na época. Vito Hannibal Acconci, nascido em 1940 e sendo um artista americano, produziu váriaspeças relacionadas com a sexualidade e a afirmação sexual de cada um. O artista não se destacava apenas numa área das artes, mas sim em várias, como a performance, a arquitetura, a pintura, aescultura e a escrita. Também trabalhou com vídeo e áudio, passando posteriormente às instalações.
Esta obra tem como referência uma peça de roupa íntima da mulher, um soutien. Logo, e instintivamente,é-nos sugerida uma presença feminina e de certa forma maternal, de proteção e abrigo, que é reforçado pelas suas dimensões gigantescas, fazendo assim com que da mesma forma o espectador seja “reduzido” aotamanho de um bebé. É também sugerido, ao espectador, um lugar confortável, onde este se pode sentar, ou abrigar, dependendo da posição da peça. Cada copado soutien, é esse lugar, que transmiteatravés do áudio instalado, música ambiente e sons da respiração humana.
Assim, é transmitida uma sensação de tranquilidade, devido ao som envolvente e às luzes quentes que dão o volume às copas. Oobservador é convidado a entrar na obra. A sua intervenção faz parte da instalação. Daí o nome “Adjustable Wall Bra”, que pode ser instalado em diferentes sítios e em diversas posições, devido à articulaçãode toda a obra, que é suspensa por cabos ajustáveis. Qualquer um é convidado a “entrar” na obra, sentando-se nas copas de lona branca ou abrigando-se por debaixo delas.
A análise feita em aula,esteve de acordo com a informação encontrada posteriormente à pesquisa feita em casa. A obra pode sugerir deferentes interpretações, consoante o sexo e a orientação sexual do observador. Exemplo disso:...
tracking img