Sgsdg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “Uma Questão de Cor” é um livro que fala principalmente sobre o racismo que pode haver entre os adolescentes, levando mesmo a que em casos extremos as crianças sejam obrigadas a mudar deescola para se sentirem mais integradas.

Neste Livro De Ana Saldanha é retratado o quotidiano de uma rapariga chamada Catarina, que é tratada por Nina. Nina é a protagonista e também a narradora destahistória, apresenta-nos a sua vida escolar e a sua vida familiar. É uma rapariga normal, com treze anos, e que passa muito tempo “agarrada” ao computador. No Natal oferecem-lhe um jogo para ocomputador e a partir desse então estava quase sempre a joga-lo. No fim-de-semana, o Daniel (o primo da Nina), muda-se para casa dela, para ficar mais perto da escola, pois ele vai para a mesma escola que aNina. Primeiro a Nina achou uma boa ideia, mas no Sábado achou o primo esquisito. O pai da Nina foi mostrar o quarto ao Daniel, e ele disse que naquele quatro não dormia. Assim, a Nina foi obrigada air para o escritório, e o Daniel foi para o quarto dela. A manhã seguinte era a primeira manhã do Daniel na sua escola nova, e os comentários dos amigos e conhecidos de Nina tinham-se tornadofrequentes e Vítor (um “amigo” de Nina) implicava com ele. Até os professores da adolescente a questionavam sobre a sua nova companhia. Farta dos questionários constantes dos amigos e dos professores, Ninarespondeu mal a uma professora e isso deu-lhe direito a uma repreensão do professor Rodrigo, o Director. Depois do primeiro dia de aulas do Daniel, Nina sentia-se envergonhada pelo comportamento dos seusamigos. Na volta para casa, depois da entrevista com o Director, gerou-se uma grande discussão entre os passageiros do autocarro. Mais uma vez, Daniel era a razão de tal balbúrdia e parecia imune aoscomentários racistas. E Nina tentou defender o primo, mas sem efeito.

Nessa noite, o tio André foi visitar a casa de Nina. Um dos seus objectivos era explicar à sobrinha o que se tinha passado...
tracking img