Sgq - dificuldades e facilidades da implantação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THIAGO DE PAULA SILVA

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: ASPECTOS, DIFICULDADES E FACILIDADES DA IMPLANTAÇÃO
THIAGO DE PAULA SILVA

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: ASPECTOS, DIFICULDADES E FACILIDADES DA IMPLANTAÇÃO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa, do Curso de Engenharia Mecânica da FAE Centro Universitário.Orientadora: Prof.ª Ana-Maria Coelho Pereira Mendes
RESUMO

Trabalho trata da implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, visando identificar os principais aspectos, dificuldades e facilidades envolvidas no processo. A implantação desse sistema traz diversos benefícios às organizações, porém algumas dificuldades são enfrentadas. Por isso a metodologia utilizapesquisas documentais e bibliográficas para identificar esses aspectos. Também realiza um estudo de caso com o intuito de ilustrar um caso real de implantação, através do qual ficou claro que as barreiras causadas pelo condicionamento das pessoas ao realizarem atividades rotineiras aliada à falta de comprometimento constituem a principal dificuldade enfrentada. Também foi verificado que um corretoplanejamento, desde a identificação das necessidades da empresa, até a correta escolha dos serviços envolvidos, são fatores importantes para o sucesso.

Palavras-chave: SGQ; planejamento; qualidade.
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 requisitos para implantação do SGQ 7
2.1.1 Orientações para a Seleção e Contratação de Serviços de Consultoria 7
2.1.1 Orientaçõespara a Seleção e Contratação de Serviços de Treinamento 9
2.1.1 Orientações para a Seleção e Contratação de Serviços de Certificação. 9
2.1.1 Dificuldades e facilidades 10
4 METODOLOGIA DE PESQUISA 15
4.1 pré teste 15
5 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho é apresentar os principais aspectos, dificuldades e facilidades nos processos deimplantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) baseados na norma ISO 9001, delimitado às empresas do estado do Paraná no período de 2006 a 2010.
Segundo levantamento do INMETRO, nesse período, 1068 empresas obtiveram certificação do SGQ no estado do Paraná, que ficou atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. Isso mostra a necessidade cada vez maior das empresas se adequarema essa nova realidade.
Sendo assim, surge o interesse de analisar os fatores determinantes para o sucesso das indústrias na adequação aos sistemas de gestão da qualidade, assim como identificar o grau de esforço necessário para tal. Como objetivos específicos de estudo, temos:
a) descrever aspectos para implantação de um SGQ;
b) identificar as dificuldades e facilidadesna implantação do SGQ;
c) ilustrar os dois objetivos supracitados através de um estudo de caso.
Os novos padrões de qualidade exigidos pelo mercado consumidor, a presença cada vez maior de concorrentes e a busca por melhoria continua são os principais fatores que levam as organizações a buscarem implantação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O modelo degestão mais comum e aplicável em organizações de vários segmentos é o apresentado pela ABNT NBR ISO 9001, conjunto de requisitos organizados de forma a trazer padronização de processos e controle do SGQ.

A implantação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica da organização que busca, por meio da aplicação do modelo de gestão da qualidade baseado na normaABNT NBR ISO 9001, norma esta já adotada por mais de 100 países, identificar os processos do seu negócio, integrá-los e trabalhar para atingir os seus objetivos estratégicos, objetivos de seus clientes, atender os requisitos de seus produtos e outros requisitos aplicáveis, tendo a eficácia e a melhoria contínua como premissas básicas (INMETRO 2005; 2010, p.3-4).

A implantação da ISO 9001...
tracking img