ENEGEP2003 TR0201 0465

3789 palavras 16 páginas
XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

Proposta de um Modelo Integrado de Gestão dos Sistemas ISO 9000 e
ISO 14000
Wendell de Oliveira Cansanção (UFPE) w_sportage@hotmail.com
Gisele Cristina Sena da Silva (UFPE) gsena@ufpe.br
Sílvio Luiz Limongi Lopes (UFPE) planasp@ufpe.br
Denise Dumke de Medeiros (UFPE) ddm@ufpe.br

Resumo
A competitividade Global, que caracteriza o cenário econômico atual, tem forçado muitas empresas a investir recursos na ampliação e melhoria da eficiência de seus sistemas de gerenciamento. A necessidade de implementação de um Sistema Integrado de Gestão (SIG) vem com o intuito de obter redução no tempo de treinamento do pessoal, na simplificação e racionalização do registro dos dados a respeito do SIG, assim como, pouco impacto nas atividades de manufatura realizadas habitualmente pelos trabalhadores.
Neste trabalho foi desenvolvido um modelo de SIG flexível, composto pelos sistemas ISO
9000:2000 e ISO 14000:1996. Este modelo pode ser aplicado em qualquer organização que não possua sistema de gerenciamento ou que possua apenas um SGQ ou ainda apenas um
SGA, maduro ou não. Sua descrição é dividida em três partes, iniciando-se pelo modelo sistêmico do SIG, em seguida o detalhamento do modelo utilizando as normas ISO 9001:2000 e ISO 14001:1996 e finalmente as metodologias de implantação.
O modelo de SIG proposto possibilita o aumento da competitividade das organizações, auxiliando-as na implantação do mesmo, buscando sempre a satisfação de todas as partes envolvidas com a empresa, englobando os acionistas, os clientes, os funcionários , os fornecedores e a sociedade.
Palavras chave: Sistema Integrado de Gestão (SIG), ISO 9000, ISO 14000
1. Introdução
A competitividade global tem forçado muitas empresas a investir cada vez mais recursos na ampliação e melhoria da eficiência de seus sistemas de gerenciamento da qualidade.
Conseqüentemente, esta situação tem criado profundas mudanças, afetando todas

Relacionados