Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA SEGUNDO A CIÊNCIA E SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
Muito antes do bebê nascer tem início a formação de uma importante parte da sexualidade do indivíduo: é a formação do sexo biológico que vai determinar a designação sexual ao nascimento (menino ou menina). A partir daí, a sexualidade vai se desenvolvendo com características específicas para cada uma das fases da vida,transformando-se e se ampliando até o fim da vida.
Portanto a sexualidade não começa na puberdade, nem na adolescência e nem na fase adulta, como pensam alguns. Ela está presente na vida do indivíduo desde o nascimento e se desenvolve durante toda a existência humana encerrando, somente, com a morte.
Segundo a Psicanálise (Freud), o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexoaté chegar à sexualidade adulta, quando as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas tanto no homem quanto na mulher. Ela utiliza o termo “libido” para se referir a energia dos instintos sexuais. Logo, esse termo se refere a qualquer energia de natureza instintiva ou pulsional que, presumivelmente, tenha como fonte estimulações erógenas que surgem no corpo. O princípio doprazer é a expressão utilizada por Freud para caracterizar a tendência entrópica, ou seja, seu fim é buscar descarga, aliviar a tensão.
Freud defende em sua teoria psicanalítica que, todo ser humano possui um aparelho psíquico constituído por três estruturas: O ID (inconsciente), de onde emanam todas as pulsões instintivas, para o ID não há limitações e diz que “eu posso fazer tudo o que eudesejar”; O Ego (Consciente), é o intermediário entre o ID e o super ego, que freia todas as pulsões; O super Ego (Consciente), é formado pelos valores morais, regras, ele diz sempre não ao instinto e às pulsões. Pulsões, segundo Freud, são “pressões para agir sem pensamento consciente para determinados fins”. Elas são a causa fundamental de toda atividade. Para Freud, os aspectos físicos daspulsões eram denominados de necessidades e, os aspectos mentais eram denominados de desejos. Necessidades e desejos impelem as pessoas a agir.

A SEXUALIDADE SEGUNDO A BÍBLIA
Deus criou o sexo, e ele mesmo disse que o sexo era muito bom (Gn 1.27,31). Portanto, a primeira bênção com que Deus abençoou a raça humana foi o sexo (Gn 1.28). A primeira comissão dada por Deus ao homem foi: “Crescei emultiplicai-vos”. Logo, entendemos que Deus jamais ordenaria que seus filhos agissem de forma errada, suja ou desonrosa. Longe de figurar como fruto proibido, o sexo tem em Deus a sua honra e dignidade. Biologicamente, o sexo é o elemento mais vital e necessário da vida humana e para a continuação da espécie.
SE DEUS CRIOU O SEXO, POR QUE NÃO POSSO PRATICÁ-LO NA MINHA ADOLESCÊNCIA?
Embora napuberdade os corpos dos meninos e das meninas estejam sendo preparados para a reprodução, período em que começam a aparecer os pêlos pubianos na região da genitália e nas axilas em ambos os sexos, nas meninas começam a crescer os seios, é na fase da adolescência que os corpos estão amadurecidos para a reprodução. É a fase em que o sexo mais interage na vida dos adolescentes. Ele se faz perceber em tudo:espinhas no rosto, voz grossa (nos meninos), mudanças de impulsos e das sensações que vão tomando conta da vida dos adolescentes. Toneladas de hormônios são lançados no corpo dos adolescentes, fazendo-os passar pelas transformações necessárias para a relação sexual na fase adulta. É, portanto, um conjunto de transformações físicas, psicológicas, sociais e espirituais. Os sintomas biológicos maispercebidos nos adolescentes que apontam para a preparação para a procriação são: a menstruação nas meninas e a polução noturna nos meninos.
A polução noturna e a menstruação são avisos de que ambos não são mais crianças e que se tornaram adolescentes. Posteriormente a essas mudanças segue-se a fase adulta, é nela que o homem e a mulher estão preparados não só biologicamente, como também...
tracking img