Sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém é na velhice que esse processo aparece de forma mais evidente. As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas por aparecimento de rugas, cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alterações das funções orgânicas; as bioquímicas estão diretamente ligadas àstransformações das reações químicas que se processam no organismo. As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano. Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas em função da diminuição da produtividade e, principalmente, do poder físico e econômico, sendo a alteração social maisevidente em países de economia capitalista.
Na atualidade, a maioria das pessoas tem conhecimento de que o ser humano pode viver mais e melhor e isso acaba acarretando um desejo de também poder viver muitos anos, acompanhado do temor do fantasma da velhice marcada pelas doenças e por inúmeras dependências. Em função disto, a preocupação das pessoas com a boa qualidade de vida na velhice é cada vezmaior.
O receio de viver com limitações físicas, mentais e sociais tem levado a uma procura por profissionais da saúde com o intuito de buscar informações sobre estilos de vida saudáveis e de serviços que facilitem a prevenção de doenças e o adiamento da decadência física e mental para os anos mais próximos possível do final da vida. Em geral, ao enfatizarem as possíveis limitações associadasao envelhecimento, as pessoas deixam de considerar a possibilidade de uma velhice satisfatória, bem-sucedida e adaptada às transformações naturais dessa etapa da vida.
Para fazer frente a essas inquietações e incertezas, as ciências humanas, sociais e da saúde têm contribuído para aumentar o conhecimento que se tem acerca do processo de envelhecimento e das condições que favorecem e quedificultam a promoção da boa qualidade de vida na velhice. Questões relativas aos fatores que atuam no processo de envelhecimento psicossocial bem-sucedido e àqueles que contribuem para a manutenção da saúde e a prevenção e o controle da ocorrência de doenças crônico-degenerativas, têm sido investigadas pelos pesquisadores e as respostas encontradas transformadas em medidas educativas e de intervenção paraa população.
O processo de envelhecimento tem sido visto como um conjunto de transformações ocorridas após a maturação sexual, que culmina nos anos finais da vida e acarreta alterações funcionais e comportamentais. Costuma ser classificado pelos estudiosos da seguinte forma: a) normal ou primário – afeta gradual e cumulativamente todo o organismo, mas de forma diferenciada para cada parte oufunção, variando mesmo entre os indivíduos. Resulta em diminuição na capacidade de adaptação e está sujeito à influência de fatores internos e externos ao organismo; b)
• ótimo ou bem-sucedido – no qual a plasticidade comportamental está preservada e são mantidas as características e funcionalidade do idoso em níveis comparáveis aos de indivíduos mais jovens, excedendo os da maioria de seuscontemporâneos.
• secundário ou patológico – neste se observa muitas alterações ocasionadas por doenças que têm a probabilidade de ocorrência aumentada devido ao aumento da idade (como a demência senil); c) terciário ou terminal - relacionado com o padrão de declínio terminal, caracterizado pelo grande aumento nas perdas físicas e cognitivas em período relativamente curto, mais provável de ocorrer navelhice avançada. (Featherman, Smith & Peterson, 1991; Rowe e Kahn, 1998; Neri, 2001b)
De acordo com Featherman, Smith e Peterson (1991), o envelhecimento bem sucedido é uma competência adaptativa do indivíduo e é fenômeno de natureza multidimensional. Suas dimensões mais representativas são: a) a emocional, envolvendo, por exemplo, a presença de estratégias e habilidades para lidar com...
tracking img