Sexualidade e consumo de roupa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIENCIA DA EDUCAÇÃO-CCE
CURSO DE BACHARELADO EM MODA, DESING E ESTILISMO




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA







SEXUALIDADE E CONSUMO DE ROUPA: UMA ANÁLISE DO CORPO E SEDUÇÃO







Acadêmicos: Bruna Sepúlveda Gomes e Ronaldo Francisco de Moura
Orientadora: Michelle








Teresina, junho de 2012.
BRUNA SEPÚLVEDAGOMES E RONALDO FRANCISCO DE MOURA






















SEXUALIDADE E CONSUMO DE ROUPA: UMA ANÁLISE DO CORPO E SEDUÇÃO


























Teresina, junho de 2012.
RESUMO
Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica abordando o tema sexualidade e a roupa, cujo objetivo foi entender, através da literatura científica,trabalhos que revelam a ligação do vestuário com a sexualidade dos seres humanos na sociedade contemporânea. Após a revisão emergiram as seguintes categorias: Roupa, sexualidade e sedução a qual revela que as causas para o enfeites das roupas é revelar a sexualidade diferenciando os elementos masculinos do feminino; Fetiche e a moda, onde os estudos demonstraram o fetiche como uma forma de aforar asexualidade e não como uma perversão sexual; Markerting, sexualidade e a roupa onde foi possível apreende que o markerting é trabalhado para que as necessidades e desejos dos clientes sejam atendidos. Percebe-se então que a moda explora o estimulo sexual comercialmente, mesmo que de forma subjetiva.




Palavra chave: SEXUALIDADE, ROUPA, SEDUÇÃO E CONSUMO.SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. SEXUALIDADE E SEDUÇÃO EM BUSCA DE CONCEITOS 5
3. ROUPA, SEXUALIDADE E SEDUÇÃO 6
4. FETICHE E A MODA 8
5. MARKETING, SEXUALIDADE E A ROUPA 10
6. CONCLUSÃO 12
7. REFERENCIAS 13
1. INTRODUÇÃO


A sexualidade e suas várias manifestações estão inseridas na vida do serhumano, é uma clara ferramenta de atração, isto é, a busca da beleza por meio de modificações ou adaptações para satisfazer os critérios de classificação de reprodução, escolhendo os indivíduos mais predispostos.
Assim, como em povos primitivos em que os adornos realçam os órgãos genitais, com a finalidade de demonstrar as etapas do desenvolvimento do corpo. Dessa forma simbolizandoquando esse corpo pode ser gerador, sendo isto um modo de atrair o parceiro. A beleza se torna nesse momento um fator avaliativo com a pretensão de perpetuar a espécie.
Observando a evolução humana ver-se que o motivo do embelezamento dos corpos a partir do século XIX assume novos significados, os de personalização e individualização. “O corpo torna-se instrumento do sexo, do prazer, daauto-firmação e confunde-se com o que significa o individuo em si” (BRANDINI.2007. P. 7).
Na sociedade ocidental capitalista, o direcionamento do enfeite está, em geral, nas roupas e objetos que são imersos de códigos. E o objetivo de ressaltar o potencial de sedução. Gilson Monteiro (2012) afirma que com passar do tempo e em diferentes lugares há uma alteração dos códigos. Nessa perspectiva,percebi-se estes sendo utilizados em produtos comerciais, com a intenção de criar sensações no possível consumidor para induzi-lo a compra.
A roupa tem essa característica peculiar, bastante perceptível, desde a sua exposição na vitrine com ambiente esquematizado de luzes e cores, até a posição que o manequim se encontra. Tudo em função de atrair o consumidor, com elementos e códigos sexuais,que remetem ao fetiche.
Por tanto dar-se a importância desse estudo como forma de esclarecer como a sexualidade é uma ferramenta usada para influenciar o comportamento em prol do consumismo. E como isso é observado na roupa.
Diante do exposto objetiva-se entender, através da literatura científica, trabalhos que revelam a ligação do vestuário com a sexualidade dos seres humanos...
tracking img