A Intimidade na pós-modernidade - A Busca pela viçosidade e sua repercussão na moda intima feminina –

2838 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – MG
Mestrado em Artes, Cultura e Moda

A Intimidade na pós-modernidade
- A Busca pela viçosidade e sua repercussão na moda intima feminina –

Aluna: Patrícia Gomes Alves de Souza
Professora: Elizabeth Murilho da Silva
Disciplina: Teorias da Cultura e da Moda

Resumo
O presente artigo propõe buscar subsídios na obra de Anthony Giddens, “A Transformação da intimidade”, alentado pelos textos “O Império do efêmero” de Gilles Lipovetsky e “Pela encarnação da sociologia da juventude” de Vitor Sergio Ferreira, para demonstrar como o impacto das idéias e valores pós modernos e suas influencias na transformação social, repercutiram na moda intima feminina na atualidade.
Com fulcro nestes ideários, expostos principalmente na obra de Giddens, nos propomos analisar a sexualidade e a intimidade, tomadas como lugar de enunciação de dilemas através de uma leitura da relação entre sexos e da posição diferente das mulheres e dos homens frente a esta realidade. Busca acima de tudo revelar a miríade de conexões entre os assuntos abordados e suas manifestações na sociedade.
Além de ser uma obra importante, pareceu-nos interessante estabelecer um paralelo entre os dois textos já citados, já que as influências são visíveis, como iremos constatar, na opção de fundo pela valorização primordial do impacto das ideias e valores na transformação social. E, consequentemente a influencia no comportamento e nas escolhas da indumentária da moda intima recentemente elaborada, sensual e efêmera.
Consideramos essencial colher a verdade sobre o sentimento, estilo de vida e comportamento, analisando o contexto social e cultural em que ocorre este fenômeno social e suas manifestações do etos publico, que pode as vezes parecer distante do objeto inicial de investigação, mas que é necessário para demonstrar sua natureza fluídica e efêmera.
Palavras chave: Moda íntima. Efêmero. Biopoder.

Numa sociedade altamente reflexiva, que ordena e

Relacionados

  • A Intimidade na pós-modernidade - A Busca pela viçosidade e sua repercussão na moda intima feminina –
    2838 palavras | 12 páginas