Sexo e sexualidade na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“SEXO E SEXUALIDADE NA ESCOLA”

O tema sexo e sexualidade na escola, talvez seja um dos mais polêmicos e de maior dificuldade para ser tratado. Hoje a escola possui cada vez mais umaresponsabilidade de educar os alunos para uma sexualidade saudável. Sabemos também que em sua maioria, as escolas não estão cumprindo este papel com eficiência. Como motivo está o despreparo dos professores emabordar o tema, cheio de tabus, e a concorrência desleal dos meios de comunicação que acabam confundindo a cabeça do nosso jovem. Um dos principais motivos em que a responsabilidade passou a ser da escolaé a falta de convivência familiar. Pai e mãe trabalham fora de casa e não participam efetivamente da vida escolar dos filhos. Outro fator relevante é a falta de formação e informação dos pais arespeito do assunto, polêmico e com muitos paradigmas, prefere na maioria dos casos não falar do assunto com os filhos.
O tema sexualidade infantil e educação foi escolhido com a finalidade de compreendera necessidade e a importância do tema para a criança. Essa pesquisa relata como ocorre o desenvolvimento da criança com relação aos sentimentos associados a tal desenvolvimento no processo decrescimento e nos aspectos cognitivos que se desencadeiam na formação da mesma. A escola e o professor são elementos integrantes na vida da criança, devem orientá-la na descoberta da sexualidade eacompanhá-la nessa fase.
A importância de desenvolver um trabalho voltado para a sexualidade infantil é a de proporcionar momentos de reflexão com as crianças para que os mesmos possam entender o ser humano esuas relações, a valorização da essência do ser, onde as diferenças nos tornam únicos e especiais. Diante disso compreendemos que o melhor caminho para falar sobre sexualidade é o diálogo, sempreconceitos, sem discriminação de gênero, de crença de raças, de diferenças, lembrando sempre que o mais importante é viver a sexualidade sem culpa, sem inibições, mas sim com respeito, com prazer, amor e...
tracking img