Teoria do comunitarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do
Comunitarismo







Comunitarismo

O comunitarismo surge no final do século XX, por volta da década de 80, em oposição a determinados aspectosdo individualismo e em defesa dos fenômenos como a sociedade civil. Com a queda do Comunismo e o triunfo do Liberalismo anglo-americano no mundo, a sociedade fica sem rumo para as suasnovas esperanças, e com a necessidade de contestar o Liberalismo, surge o Comunitarismo, para enriquecer os debates políticos do mundo pós-guerra fria.
A ideologiacomunitarista, porém não é contrária ao liberarismo, mas centra seus interesses nas comunidades e na sociedade e não no indivíduo. Eles crêem que as comunidades são a base de todas assoluções para um mundo melhor e que o liberalismo não vem conferindo a importância que elas merecem, devido ao individualismo defendido pelo sistema liberal. Os comunitaristasacreditam que o individualismo do liberalismo prejudica as análises sobre as questões de nosso tempo, como, o aborto, o multiculturalismo, a liberdade de expressão, entreoutras.

Ideologia

A ideologia comunitarista é uma espécie de autoritarismo disfarçado de responsabilidade social, centrado em interesses individuais que coincidam comsupostos interesses de uma comunidade.
O comunitarismo tornou-se muito popular no Brasil através de Juvenal Antena, que no Rio de Janeiro instaurou um sistema de comunidadesseparatistas comandada por milícias.

Economia

O comunitarismo defende um sistema econômico capitalista-socialista onde prevalece o mercado, aceitando que o ser humano é comouma hiena e o mercado se auto-regula pela comunidade.

Alguns representantes da corrente comunitarista são Robert Bellah, Charles Taylor, Michael Walzer, Alasdair MacIntyre.
tracking img