Sexo na tereira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




O processo de envelhecimento desenvolve-se desde o início da vida do indivíduo, sendo mais evidente no período denominado “velhice”. Esse processo se expressa a partir das influências de fatores internos e externos, como os hormônios, radicais livres, dieta, estilo de vida, exercícios físicos, as influências psicossociais e a exposição ambiental.
O envelhecerrefere-se a um fenômeno fisiológico de comportamento social ou cronológico. É um processo biossocial de regressão, observável em todos os seres vivos, expressando-se na perda da capacidade ao longo da vida, devido a influência de diferentes variáveis como genéticas, danos acumulados e estilo de vida, além de alterações psico-emocionais.
O aumento da longevidade é um fato. Contudo, éimportante observar que, principalmente com as condições de vida em nosso país, esse aumento da longevidade é acompanhado por uma série de restrições e perdas, tanto de ordem física e emocional, quanto social. Mesmo para os idosos com uma condição mais favorável de vida, seja familiar, financeira e de saúde, a velhice é caracterizada por um declínio das capacidades físicas, intelectuais, bem como pordiversas perdas, inerentes ao processo de envelhecimento. Ou seja, o fato de se viver mais, não significa, a priori, algo bom ou viver bem.
O tema da sexualidade está em efervescência em diferentes faixas etárias, em especial na terceira idade. A velhice é uma etapa tão frutífera quanto qualquer outra também no que se refere ao amor e à sexualidade. O preconceito ainda impera e além de partir dasociedade como um todo, atribuindo ao idoso à condição de ser alheio a sexualidade, o próprio idoso gera e reforça esse preconceito, considerando-se uma pessoa sem oportunidade para desenvolver a sua sexualidade além dos limites do ato sexual em si e usufruir de uma vida plena.
A sexualidade é um tema muito difícil de ser abordado, principalmente na terceira idade, com isso dificulta asadaptações, as superações de tabus, preconceitos e as dificuldades relacionadas ao processo do envelhecimento. Pode-se dizer que a sexualidade na terceira idade é freqüentemente vista e baseada em estereótipos. Os estereótipos de que as pessoas idosas não são atraentes fisicamente, não têm interesses por sexo ou são incapazes de sentir algum estímulo sexual. É inegável que o envelhecimento acarretamudanças físicas e biológicas em todos os seres vivos, porém a sexualidade aos nossos idosos é negar-lhes a própria vida.
Visto que há poucas pesquisas que investigam sobre a sexualidade em idade avançada, pois é recente a inserção do idoso no mundo social, de como alguém é capaz de viver como um ser ativo, faz-se necessário à investigação e revisão deste tema para mostrar que a sexualidadeoferece a oportunidade não apenas de expressar paixão, mas afeto, estima, lealdade e expressa a alegria de se sentir com vida.
Este trabalho tem como objetivo principal revisar na literatura científica especializada a sexualidade na terceira idade, e especificamente revisar sobre sua o processo de envelhecimento, descrever sobre a terceira idade e revisar a sexualidade e sexualidade naterceira idade.









































2 METODOLOGIA



Tratou-se de um estudo do tipo bibliográfico, onde de acordo com Andrade (2003) é uma habilidade fundamental dos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas. Ela é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação dotema de um trabalho de pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações, na apresentação das conclusões. Uma revisão da literatura consiste em uma análise crítica, meticulosa e ampla das publicações correntes em uma determinada área do conhecimento. Quanto ao seu objetivo é exploratório em determinado assunto, facilitando a delimitação de tema de trabalho, definindo os objetivos ou formulando...
tracking img