Sexo, drogas e rock 'n' roll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEXO, DROGAS E ROCK ‘N’ ROLL

Trabalho apresentado à disciplina Sociologia do Colégio São José pelas alunas do primeiro ano do Ensino Médio da turma 103 sobre os hippies e o movimento contracultura.


Orientador:



CAXIAS DO SUL, 18 DE OUTUBRO DE 2011



INTRODUÇÃO

O trabalho abordara o assunto ‘’hippies e contracultura’’. No seu decorrer falaremos sobre o conceito decontracultura e suas influencias na musica, no mundo e ate mesmo nos artistas.
O movimento hippie no Brasil e no mundo, suas gírias, estilos, modo de vida e pensamento, e o filme Hair que esta relacionado ao modo de vida dos hippies.


















CONTRACULTURA

"De um lado, o termo contracultura pode se referir ao conjunto de movimentos de rebelião da juventude [...] quemarcaram os anos 60: o movimento hippie, a música rock, uma certa movimentação nas universidades, viagens de mochila, drogas e assim por diante. [...] Trata-se, então, de um fenômeno datado e situado historicamente e que, embora muito próximo de nós, já faz parte do passado”. [...] “De outro lado, o mesmo termo pode também se referir a alguma coisa mais geral, mais abstrata, um certo espírito, umcerto modo de contestação, de enfrentamento diante da ordem vigente, de caráter profundamente radical e bastante estranho às forças mais tradicionais de oposição a esta mesma ordem dominante. Um tipo de crítica anárquica – esta parece ser a palavra-chave – que, de certa maneira, ‘rompe com as regras do jogo’ em termos de modo de se fazer oposição a uma determinada situação. [...] Umacontracultura, entendida assim, reaparece de tempos em tempos, em diferentes épocas e situações, e costuma ter um papel fortemente revigorador da crítica social." (Pereira, 1992, p. 20).
Em tese o ser humano inserido na sociedade deve seguir normas e espécies de “etiquetas” para conviver, ser aceito e se desenvolver. Algo que venha a sair do “padrão” de comportamento social ou político torna-se alvo derepressão.
Segundo Freud e vários estudiosos, os instintos e certos comportamentos são reprimidos para que não ocorram desequilíbrios nas relações interpessoais numa sociedade, isto numa percepção geral.
Nas sociedades capitalistas, a organização da sociedade e das instituições promoveu a observância de um interessante processo de homogeneização da população como um todo. Diversos teóricosapontaram uma reprodutibilidade em alta escala de formas de pensar, agir e sentir que estariam sendo levadas a todos os indivíduos com o objetivo de propagar uma mesma compreensão do mundo. Nas Ciências Humanas, os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural” surgiram justamente para consolidar tal ideia.

Em muitos estudos, alguns pesquisadores tiveram a intenção de mostrar comodeterminadas ideologias ganham alcance na sociedade e, a partir de sua propagação, passam a sedimentar um costume compreendido como natural. Apesar da relevância incontestável desse tipo de trabalho, outros importantes pensadores da cultura estabeleceram um questionamento sobre essa ideia de “cultura dominante” ao mostrarem outra possibilidade de resposta para o tema.

Partindo para o campo daspráticas culturais, também podemos notar que o desenvolvimento de costumes vão justamente contra os pressupostos comungados pela maioria. Foi nesse momento em que passou a se trabalhar com o conceito de “contracultura”, definidor de todas as práticas e manifestações que visam criticar, debater e questionar tudo aquilo que é visto como vigente em um determinado contexto sócio-histórico.

Umdos mais reconhecidos tipos de manifestação contracultural aconteceu nas décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos. Após a saída deste país da Segunda Guerra Mundial, um verdadeiro “baby-boom” foi responsável pelo surgimento de uma nova geração que viveria todo o conforto de um país que se enriqueceu rapidamente. Contudo, ao contrário do que se podia esperar, essa geração desempenhou o papel de...
tracking img