Servidor apache

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
Técnico em Informática






SERVIDOR

APACHE

























SÃO PAULO
Setembro, 2010

CENTRO PAULA SOUZA
Técnico em Informática












SERVIDOR

APACHE



























SÃO PAULO
Setembro, 2010SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERÍSTICAS
3. INSTALAÇÃO DO APACHE NO LINUX

4. EXECUTANDO O APACHE NO LINUX

5. TUX

6. A APACHE FOUNDATION

7. FICHA TÉCNICA

8. REQUERIMENTOS

9. ADICIONANDO UMA PÁGINA NO APACHE

10. CONFIGURANDO AS INTERFACES QUE O APACHE ATENDERÁ

11. MÓDULOS DSO

12. CONFIGURANDO O APACHE COMO SERVIDOR PROXY

13. VIRTUAL HOSTS BASEADOSEM IP



















1. INTRODUÇÃO.
O servidor web é um programa responsável por disponibilizar páginas, fotos, ou qualquer outro tipo de objeto ao navegador do cliente. Ele também pode operar recebendo dados do cliente, processando e enviando o resultado para que o cliente possa tomar a ação desejada (como em aplicações CGI's, banco de dados web, preenchimento deformulários, etc).
O Apache é um servidor Web extremamente configurável, robusto e de alta performance desenvolvido por uma equipe de voluntários (conhecida como Apache Group) buscando criar um servidor web com muitas características e com código fonte disponível gratuitamente via Internet. O Apache é mais usado que todos os outros servidores web do mundo juntos.
Sendo mais claro, um servidor Web éum computador que processa solicitações HTTP (Hypertext Transfer Protocol), o protocolo padrão da Web. Quando você usa um navegador de internet para acessar um site, este faz as solicitações devidas ao servidor Web do site através de HTTP e então recebe o conteúdo correspondente. No caso do Apache, ele não só executa o HTTP, como outros protocolos, tais como o HTTPS (O HTTP combinado com a camadade segurança SSL - Secure Socket Layer), o FTP (File Transfer Protocol), entre outros.
Como servidor Web, o Apache é o mais conhecido e usado. Os motivos incluem sua excelente performance, segurança, compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos.
O servidor Apache (ou Apache Server) surgiu no National Center of Supercomputing Applications (NCSA) através do trabalho de RobMcCool. Ao sair da NCSA, McCool parou de trabalhar no software (que nessa época recebia justamente a denominação NCSA) e então várias pessoas e grupos passaram a adaptar o servidor Web às suas necessidades. No entanto, foram Brian Behlendorf e Cliff Skolnick os principais responsáveis pela retomada do projeto, contando logo em seguida com o apoio de Brandon Long e Beth Frank. Estes últimos tinham atarefa de continuar com o desenvolvimento do servidor, mas pela NCSA. Não demorou muito para que eles se juntassem ao Apache Group.
A origem da Fundação Apache (Apache Foundation) vem daí: Brian Behlendorf e Cliff Skolnick passaram a controlar "patches" (adição de recursos ou correções) atrás de uma lista de discussão. Dessa lista foi formado o grupo, constituído inicialmente de oito pessoas. Onome da fundação parece ter sido baseado nessa característica (uso de patches), já que pode ser interpretado como um trocadilho com a expressão em inglês "a patchy". No entanto, segundo os desenvolvedores do servidor, o nome é baseado numa tribo americana de nome Apache.
O servidor Apache teve sua primeira versão oficial (0.6.2) lançada em 1995. No momento em que este artigo era escrito, a últimaversão era a 2.2.3/2.2.4. De 1995 até hoje houve várias mudanças no projeto. Talvez, a mais importante tenha sido o Shambhala, uma arquitetura para o Apache desenvolvida por Robert Thau. O Shambhala agradou tanto na época (principalmente por seu melhor gerenciamento de memória) que acabou sendo incorporado definitivamente ao servidor, tirando de cena a base existente até então. Surgia a versão...
tracking img