Trabalho Netkit - Servidor Apache

1903 palavras 8 páginas
DEVRY BRASIL
FACULDADES NORDESTE - FANOR
CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TRABALHO NETKIT - SERVIDOR APACHE

LEONARDO SANTIAGO GARCIA

142010600

Professor: Silvio Amarante
Fortaleza, 14 de junho de 2015

1. RESUMO
Este relatório apresentará a resolução de uma lista de exercício da disciplina de Laboratório de Redes. As questões são baseadas na instalação e configuração do servidor de web Apache. Foi usado para solucionar tais questões o Netkit.

1

2. INTRODUÇÃO
O servidor Apache ou Servidor HTTP Apache é o servidor web mais utilizado do mundo. De acordo com uma análise realizada em 2009 pela Netcraft 66,6% de todos os sites da web rodavam em Apache.
Funcionado na estrutura cliente-servidor, o servidor web Apache, recebe as requisições do cliente (browser) e responde ao cliente em codificação HTML. O servidor web interpreta a codificação HTML e não interpreta o código PHP.
Ao receber uma solicitação .php o servidor aciona o Interpretador PHP que processa as solicitações do código PHP tais como, acessar banco de dados, sistema de arquivos, acesso ao servidor de correio eletrônico etc e retorna para o Apache em formato HTML e ele manda para o browser. O browser lê o código HTML e monta a página web para o usuário.
O Apache é desenvolvido na plataforma de software livre e segue as quatro liberdades da Free Software Foundation, e é fundamental para o funcionamento da web. 2

3. DESENVOLVIMENTO
Instalação do Servidor Web Apache em ambiente Linux:
Para facilitar a instalação usaremos o gerenciador de pacotes Aptitude.
Atualizar a base de dados local:
#aptitude update
Procurar pacotes:
#aptitude search apache2
Instalar Apache
#aptitude install apache2
Para testar se o Apache está instalado e se o serviço está inicializado, acesse no browser: http://localhost/ . Irá aparecer a mensagem abaixo:
It works!
This is the default web page for this server.
The web server software is running but no content has been added, yet.
Pronto! Seu servidor web Apache está instalado e

Relacionados

  • linux
    25169 palavras | 101 páginas