Seringas com e sem agulha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os dispositivos médicos são importantes instrumentos de saúde que englobam um vasto conjunto de produtos e são destinados pelo seu fabricante a serem utilizados para fins comuns aos dos medicamentos,tais como prevenir, diagnosticar ou tratar uma doença humana. Distingem-se dos demais da forma como atinguem os fins, através de mecanismos que não se traduzem em acções farmacológicas, metabólicasou imunológicas, mas numa acção fisica no corpo humano.
Estes instrumentos são essencias nas diferentes areas de saude para melhorar a qualidade de vida dos cidadaos e ajudar na reduçao da doença,englobando uma vasta gama de produtos que podem ir desde pensos e seringas, ate material cirurgico, equipamento de raio X, entre outros. Estes têm imputado por base uma grande variedade de tecnologiastais como a electronica, o software, a imagiologia para diagnostico, a optica, a engenharia mecanica, entre outros.
Para se atribuir o estatuto de dispositivo médico e para a sua classificação, sãoconsiderados quatro critérios de forma a certificar a sua utilização e garantir segurança e utilidade a sua existencia, são eles: a duração do contacto com o corpo humano, a capacidade de invasão docorpo humano, a anatomia afectada pela utilização e os potenciais riscos decorrentes da concepção técnica e do fabrico. Assim podemos subdividi-los em: dispositivos médicos de classe I - dispositivos debaixo risco; dispositivos médicos de classe IIa e IIb - dispositivos de médio risco, sendo os de classe IIa de baixo/médio risco e os de classe IIb de alto/médio risco; e por fim dispositivos médicosde classe III - dispositivos de alto risco. A legislação nacional e comunitária classifica também os dispositivos médicos como: dispositivos médicos implantáveis activos (Directiva 90/385/CEE),dispositivos médicos não activos (Directiva 93/42/CEE) e dispositivos médicos para diagnóstico in vitro (Directiva 98/78/CE).
Actualmente podemos encontrar no mercado europeu inumeros tipos de...
tracking img