Mercado municipal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecido por sua riqueza gastronômica, o Mercado Municipal Paulistano, também chamado de Mercado da Cantareira, ou simplesmente Mercadão, abriga cerca de 300 boxes e recebe aproximadamente 50 milpessoas por semana. Lá se encontra de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, passando por vinhos, doces, queijos, carnes e temperos. O público, não menos eclético, é composto por comerciantes,amantes da gastronomia, consumidores ávidos por novidades, turistas de todos os cantos do país e do mundo, donas de casa, visitantes eventuais e gourmets.
Com uma área de 12.600 m², pé direito que chega a16 metros de altura e um acabamento sofisticado, sua construção reúne vários estilos arquitetônicos. O projeto, do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, explora a iluminação natural com o uso declarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico foram projetados pelo renomado artista russo Conrado Sorgenicht Filho, autor também dos vitrais da Estação Sorocabana, Teatro Municipal,Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Catedral da Sé e mais de 300 igrejas do País. O vidro colorido veio da Alemanha e mais de quatro anos foram necessários para a conclusão da pintura.
Asobras para a construção do Mercadão tiveram início em 1928. Além de substituir o antigo mercado, de meados do século XIX, que ficava na Rua 25 de Março, a intenção era erguer um marco da “metrópole docafé”. Sua localização, no quadrilátero formado pelas ruas da Cantareira, Comendador Assad Abdala e Mercúrio e Avenida do Estado, foi cuidadosamente pensada: o prédio ocupa uma área que, na época, eraestratégica da cidade, próxima à rede ferroviária e a estação do Pari e às margens do rio Tamanduateí, facilitando o embarque e desembarque de mercadorias que eram transportadas de barco.
Quando oMercadão ficou pronto, em 1932, a Revolução Constitucionalista impediu sua inauguração, porque o local acabou tornando-se depósito de armas e munições. Dessa maneira, a abertura oficial foi adiada para...
tracking img