Sergio buarque de holanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO


Curso: Pedagogia – 1º período
Módulo: Educação brasileira: leituras históricas, sociológicas e filosóficas.
Tema: A sociedade como um palco onde tudoacontece inclusive à educação
Data: 12/09/2012


Raízes do Brasil – Sergio Buarque de Holanda

Sergio Buarque de Holanda, sociólogo, crítico literário, jornalista e historiado.Foi um dos mais importantes pensadores brasileiros, que se dedicou a estudar minuciosamente a sociedade brasileira, a colonização portuguesa, e as heranças deixadas pela colonização.
Nasceu em 11 dejunho de 1902, na cidade de São Paulo, e faleceu em 1982. Filho de Cristovão Buarque de Holanda, funcionário publico e de Heloisa Buarque de Holanda. Estudou no Ginásio São Bento e na escola ModeloCaetano de Campos, onde compôs a valsa “Vitória Regia”, publicado na revista Tico Tico.Profundamente devotado aos estudos, entretanto, além de escrever, tocava piano e gosta de dançar.Em 1921 mudou-secom a família para o Rio de Janeiro.Formou-se Bacharel em direito em 1925, pela Universidade do Brasil, e no ano seguinte passou a dirigir o jornal “O Progresso”, em Cachoeira de Itapemirim, noEspírito Santo, onde fundou junto com Prudente de Morais Neto a revista “Estética”.Já no ano de 1927, retorna ao Rio de Janeiro, e passa a trabalhar como colunista do “Jornal do Brasil” e funcionário daagência United Press.
Foi como correspondente dos Diários Associados que Sergio Buarque de Holanda foi morar em Berlim e teve contato direto com as obras de Max Weber e Friedrich Meinecke. Seidentificou tanto com as obras desses autores que passou a influenciá-lo em seu pensamento.
Retorna ao Brasil em 1936, e ingressou na Universidade do Distrito Federal como Professor Assistente, sendo que,nesta mesma época lança o livro “Raízes do Brasil”, onde faz uma análise da colonização portuguesa e todo seu legado e suas consequências para a sociedade brasileira.
Sendo considerado um dos livros...
tracking img