Quem foi sergio buarque de holanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Glaucione Dias Silva Matrícula 225308 POLO DE ALTAMIRA
QUEM FOI SERGIO BUARQUE DE HOLANDA E SUAS PRINCIPAIS OBRAS
Quem foi Sergio Buarque de Holanda ele nasceu em São Paulo no ano de 1902 efaleceu em 1982 filho de funcionário publico, teve uma vida voltada aos estudos. “Escrevia prosa e verso, tocava piano, compunha valsas gostava de dançar”.
Em sua vida adulta, formou-se em direitoe morou em alguns países europeu, onde sofreu influências de autores diversos. No Brasil, atuou como professor da Escola de Sociologia e politica de 1947 a 1955, e como professor da USP, além deministrar diversas palestras no exterior. Grande autor escreveu diversos livros, e ainda publicou diversos artigos em jornais e revista.
A teorização de Sergio Buarque de Holanda, iniciava aparti das relações personalista que caracterizam a presença lusitana no Brasil, reflete exatamente sobre essas origens Como ele mesmo afirmar: “o tipo primitivo de família patriarcal existente noBrasil”.
Foi um profissional bastante requisitado e “gozava de enorme prestígio intelectual no Brasil” e no exterior.
Falando sobre como se deu a agricultura aqui no Brasil. O português se adaptouas condições locais e “plantou o que deu” ao invés de usar das técnicas de exploração do solo para plantar aqui o que desejasse. Essa capacidade e sim fruto de sua preguiça e falta de capacidade deimpor, através do trabalho, a natureza sob sua vontade.
Em “Raízes do Brasil”, o seu pensamento se aproxima ao de Ranke em um sentido muito claro: o da busca pela essência da nação, do espírito dobrasileiro e da identidade na nacional. Ele quer identificar a cultura nacional, traçar o seu perfil, sua origem, desenvolver a sua história, encontrar as raízes culturais.
O autor defende que parase pensar o Brasil não basta apenas teorias importadas baseadas em leis históricas. Para ele, os intelectuais devem buscar a singularidade do caráter brasileiro para entender seus fenômenos sociais....
tracking img