Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os vírus constituem um grupo grande e heterogêneo de agentes infecciosos, semelhantes pelo fato de serem parasitas intracelulares obrigatórios para as células de seushospedeiros específicos. São tão pequenos que passam através dos filtros cujos poros não permitem a passagem das bactérias. O maior vírus tem menos do que a quarta parte das dimensões de uma salmonela emilhares dos de menor tamanho poderiam ser colocados dentro da parede celular vazia de um estafilococo. Os vírus causam doenças ou infecções em insetos, peixes, microrganismos, plantas, homens e outrosanimais, como exemplo de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora (PELCZAR, 1996).

Os vírus têm sidoagrupados ou classificados de várias maneiras. Um dos primeiros sistemas, que ainda tem uso limitado, estabelecia subgrupos de acordo com a espécie do hospedeiro normalmente infectado pelo vírus (animais,vegetais ou microrganismos). Outro método de classificação dos vírus se se baseava na afinidade tissular dessas partículas infectantes, por exemplo, os vírus que se fixam às células nervosas eramdenominados vírus neurotrópicos. À medida que se foi desenvolvendo a análise das características físicas, químicas e biológicas dos vírus, acumulou-se uma informação sobre a qual era possível construiruma classificação de acordo com esses conhecimentos (PELCZAR, 1980).

Para COURA (2005) os vírus podem ser definidos como microorganismos com dimensões entre 16 a 300 nanômetros, que se caracterizampor possuírem um único acido nucléico, ribonucléicos ou desoxirribonucléicos e somente serem capazes de se reproduzir no interior de células vivas. A absorção dos vírus às células é um fenômenocomplexo envolvendo os chamados receptores celulares, aos quais a partícula se deve fixar antes de penetrar na célula. Os vírus envelopados utilizam para a absorção proteínas de seus envoltórios, como é o...
tracking img