Engenhariarf

3680 palavras 15 páginas
Trabalho sobre Tintas

itabuna-ba
2011

TINTAS

1.1 – Conceito:

As Tintas são materiais empregados na pintura das superfícies das paredes, janelas, portas, etc. com a finalidade de proteger, ornamentar e higienizar. Tem uma composição química, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerado líquido (veículo) que os faz sofrer um processo de cura (secagem) quando estendida em película, formando um filme opaco e aderente ao substrato. Esse filme tem a finalidade de proteger e embelezar as superfícies.

1. 2 – Composição:

Basicamente, as tintas são compostas de resina (veículo), pigmentos, solventes e aditivos.

Resinas - Resina é à parte não-volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem. Assim, por exemplo, temos as tintas PVA, acrílica, alquídica, acrílica estirenada etc.

Pigmentos - Material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Utilizado para conferir cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos que conferem cor/opacidade e inertes (cargas) que conferem certas propriedades, tais como: lixabilidade, dureza, consistência e diminuição de brilho.

Aditivos - Ingredientes que, adicionados às tintas, proporcionam características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes, a saber: secantes, anti-sedimentantes, niveladores, antipele, antiespuma, etc.

Solventes - Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina.

Relacionados